prazo:
07/12/2018

VI Concurso Literário Icoense – CLIC

Informações:
a) Aberto a todos os interessados
b) Poesias, Contos, Crônicas e Cordel
c) Inscrição pela internet (conforme o Regulamento)

Premiação:
I) Certificados e livros

Prazo: 07 de dezembro de 2018

O Concurso Literário Icoense (CLIC) Poeta José de Oliveira Neto foi criado em 2013 para ampliar a ação do ICOZEIRO no âmbito da literatura e oferta uma premiação aos três primeiros lugares nas categorias Poesia, Conto, Crônica e Cordel, além de Menções Honrosas.

Os vencedores de cada edição receberam certificados de premiação, emitido pela Associação AMICÓ / Festival ICOZEIRO, além do envio, aos três primeiros lugar de cada categoria, de obras produzidas por escritores icoenses, de forma a divulgar o trabalho autoral local, além de promover o intercâmbio entre os fazeres textuais. Os demais participantes receberão de certificado de participação via e-mail.

O Concurso recebe o nome e homenageia um dos grandes poetas icoenses, com relevante trabalho para a Cultura local, regional e estadual, o poeta José de Oliveira Neto. “Zé de Oliveira”, como era mais conhecido, nasceu em 27 de março de 1933, foi violeiro, repentista, trovador, poeta e escritor. Deixou pronto “Esta Poesia é Minha” e outras 12 obras. Conhecido como mestre da poesia icoense, faleceu dia 29 de novembro de 2004.

Além de atuar no recebimento de inscrições e divulgação de resultados, o CLIC proporciona anualmente o Sarau dos Premiados, com a leitura dramatizada dos textos vencedores da categoria Poesia, além de ter aberto um leque importante para a realização de ações literárias, com o lançamento de livros e o debate entre autores e o público presente.

Outro ponto a ser apontado, reside na valorização do patrimônio cultural, incentivo à leitura, espaço para realização de declamações poéticas espontâneas especialmente de poetas locais e ampliar a culturalidade local. (Re)valoriza, ainda, o Município de Icó, que tem nas artes literárias uma da suas marcas indeléveis em sua trajetória cultural no Brasil ao longo dos séculos. O CLIC ainda visiona, a médio e longo prazo, ampliar a sua atuação, com vistas a tornar- se, também uma Feira Literária Icoense (FLIC), como um centro irradiador literário regional e estadual, a exemplo da FLIP (Feira Literária de Paraty-RJ) e FLIB (Feira Literária de Boqueirão-PB).

REGULAMENTO DO V CONCURSO LITERÁRIO ICOENSE – CLIC 2018 –

POETA JOSÉ DE OLIVEIRA NETO

  1. OBJETIVO: O VI Concurso Literário Icoense – CLIC – Poeta José de Oliveira Neto, inserido dentro da programação do VIII Festival da Cultura Icoense – ICOZEIRO 2018, visa fomentar, incentivar, valorizar, destacar e premiar a produção literária do município de Icó, do Ceará e do Brasil, destacando-se os trabalhos de maior qualidade literária e tornando-os acessíveis à comunidade.
  2. INSCRIÇÕES:
  3. PERÍODO: 22 de outubro de 2018 a 07 de dezembro de 2018, impreterivelmente, cujo trabalho deve ser remetido para esta ficha de inscrição no Google Docs.
  4. PARTICIPAÇÃO: Poderão participar do V Concurso Literário Icoense – CLIC 2017 – residentes no Brasil ou exterior, maiores de 18 anos, e que tenham trabalho inédito, com temática livre, para disponibilizar para este evento.
  5. CATEGORIAS:
    i. POESIA – Não há limites de linhas;
    ii. CONTO – No máximo 100 linhas;
    iii. CRÔNICA – No máximo 100 linhas;
    iv. CORDEL – Quadro, Sextilha, Septilha, Oitava ou Quadrão, Décima, Moirão, Décima, Martelo Agalopado, Galope a Beira-
    Mar, Parcela, Gabinete, Toada Alagoana, Meia Quadra, Gemedeira ou Ligeira – de 4 a 32 páginas;
  6. NATUREZA: Os participantes interessados poderão enviar até um trabalho inédito por categoria, sendo a participação no máximo em duas categorias, cuja temática para todos é livre. Cada trabalho apresentado deve ser digitado com fonte Times New Roman, 12, em espaço entrelinhas tamanho 1,5 e enviado via PDF. O descumprimento de qualquer dos itens anteriores implicará no não recebimento da inscrição. São considerados trabalhos inéditos textos que nunca foram publicados, impressos em qualquer meio de comunicação e/ou classificados em qualquer concurso literário.
  7. AVALIAÇÃO: Os textos serão julgados com base na criatividade, respeitando a qualidade técnica do trabalho e domínio da Língua Portuguesa. Os três primeiros lugares de cada categoria receberão certificado de participação e premiação especial, escolhido pela organização do Festival ICOZEIRO, que buscará enviar especialmente trabalhos realizas no município icoense e/ou da região, cuja quantidade será informada durante o Festival da Cultura Icoense – Icozeiro
    no dia destinado a área literária, na programação do evento cultural.
  8. PUBLICAÇÃO: Caso haja previsão orçamentária no evento do qual integra o Concurso Literário Icoense (CLIC), o Festival da Cultura Icoense (ICOZEIRO), os textos poderão fazer parte de uma coletânea a ser publicada pela Associação Filhos e Amigos de Icó – AMICÓ, realizadora do Festival da Cultura Icoense, a depender das possibilidades financeiras da referida instituição. Caso haja a publicação, será enviado aos premiados a coletânea.

Organização:
Festival da Cultura Icoense – ICOZEIRO

Contato – Mais informações e Dúvidas:
icozeiro@gmail.com

Regulamento:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbXOyRlYjjzee61P8PXX4R4SGky520GY6mz3p8KHGufY9xJg/viewform

Fonte: http://concursos-literarios.blogspot.com

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*

7 − dois =

VOLTAR