Ou: Como usar o facebook na era dos algoritmos.

Amigos leitores, amigos escritores

Não, a Benfazeja e seus sites não sumiram do facebook. Nosso perfil foi convertido em fanpage pois, instituição que é, essa é a forma correta de usar a plataforma. Até ai, Ok.

Decidimos começar o ano com o pé direito, investindo tempo e, post eriormente, dinheiro na rede social. Como escritores e produtores de conteúdo, temos sempre atualizações relevantes e isso só faz sentido se forem lidas, concordam?

Estudando a lógica do facebook desde nos últimos dias, entre uma vida que levo e uma leitura e outra, obtive informações que mudaram os planos do meu negócio. Como a maioria das coisas desse mundo, se você descobrir como é feito, você não consome. Vale para iphones e para salsichas. E também, é claro, para o facebook.

Como administradores de páginas e usuários comuns devem ter reparado, o alcance da maioria das publicações diminuíram muito. A justificativa é que estão mais rigorosos e individualizando as escolhas do é mostrado nos feeds dos usuários. Estão melhorando os algoritmos para melhorarem a experiência do usuário “comum”.

Minha visão, (minha visão, pelo o que li, ruminei e digeri) é que a plataforma começou vendendo conexão entre pessoas e agora vende o tempo delas. Isso, eles pegam o seu tempo e vende a quem quer pagar. Como na televisão, eles definem o que você verá de acordo com quem paga para aparecer – tanto empresas quanto pessoas.

Vocês já devem ter reparado que não só muitas páginas que você curte, mas também muitos amigos, sumiram da rede, não é mesmo? Isso acontece, pois os algoritmos estão decidindo quais amigos e quais páginas são importantes para você. Coincidentemente, essas páginas, em sua maioria, pagam para serem importantes para você.

No final desse artigo colocarei alguns links de pessoas, blogs e empresas que também não querem pagar para aparecerem. Algo está começando. Elas fazem um conteúdo bom e que merece ser visto, essa é a lógica e o que acreditamos ser o pilar da internet livre.

Não vamos sair do facebook e também não vamos pagar para estar lá.

O que vamos fazer é compartilhar um modo de você receber não só as atualizações da nossa página, mas também a de outras e até mesmo de amigos. (E vamos ver quanto tempo o ‘grande irmão’ demora para tirar isso de nós ou enfiar informações que não pedimos).

Peguei a dica no blog midia8 e refiz aqui, explicando do meu modo.

Primeiramente, siga até a fanpage e curta. Depois, deixe o mouse sobre o botão “curtir” para aparecerem as opções. Clique em ‘adicionar às listas de interesse‘.

[ Nota: você também pode clicar em ‘mostrar feed de notícias’ > ‘todas as atualizações‘.]

Depois clicar em ‘adicionar às listas…‘, aparecerá um quadro que permite escolher outras páginas ou amigos para adicionar às lista. No quadro da direita, eu cliquei em “páginas” e apareceram todas que eu curto (e que, em sua maioria, não aparece no meu feed).

Adicionadas todas, pode ir para o ‘próximo‘.

Não reproduzi a tela seguinte, mas há apenas o campo ‘nome da lista‘ para ser preenchido. Feito isso, é só ‘concluir’ e a lista aparece, como abaixo.

Em ‘gerenciar listas’ há as opções de notificações e, de resto, é ser feliz!

VOLTAR