28º Concurso de Poesias falada de Propriá

A Prefeitura Municipal de Propriá, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, atendendo às políticas culturais do Município aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura, com a finalidade de estimular a produção literária local e o intercâmbio com escritores brasileiros, institui o edital que regulamenta o 28º Concurso de Poesias falada de Propriá – SE que nesta edição, homenageia o professor “IRMÃO SALATIEL FRANCISCANO DO AMARAL”.

REGULAMENTO

1. Poderão participar escritores, maiores de 18 anos.

2. O tema será livre e deverá ser produzido em língua portuguesa.

3. Cada interessado poderá enviar até 2 (duas) poesias inéditas (entende-se por inédito a obra nunca premiada em concursos anteriores e não publicado em livros até a data do encerramento das inscrições deste concurso).

4. Poderá participar qualquer candidato residente ou não no Território Nacional.

5. O candidato com idade inferior a 18 anos só poderá participar com autorização dos pais ou responsável constando no documento assinatura dos mesmos. (documento de inscrição)

PREMIAÇÃO

6. Serão conferidos 04 (quatro) prêmios assim distribuídos:
1º Lugar R$ 2.000,00 (dois mil reais);
2º Lugar R$ 1.500,00 ( mil e quinhentos reais);
3º Lugar R$ 1.000,00 (hum mil reais).
Melhor Interprete: 500,00 (quinhentos reais)

7. Do conjunto de 04 (quatro) prêmios, 03 (três) serão concedidos para os 03 (três) primeiros colocados e 01(um) para o melhor interprete.

8. Poderão ser conferidas Menções Honrosas, por iniciativa da comissão julgadora.

INSCRIÇÕES

9. As inscrições serão feitas através EBCT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) ou levando sua inscrição pessoalmente no departamento de cultura, no período de 10 de novembro a 29 de dezembro de 2014, no seguinte endereço:

Prefeitura Municipal de Propriá
Travessa 07 de Setembro Nº 37
CEP: 49.900-000 PROPRIÁ – SE

9.1 O 28º Concurso de Poesias Falada de Propriá, professor Irmão Salatiel Franciscano do Amaral, será realizado no dia 22 de Janeiro de 2015 no seguinte endereço: Avenida Pedro Abreu de Lima (Rua de Vitória), às 20:00 horas.

9.2 As Informações poderão ser obtidas no Departamento de Cultura, através do senhor Rossi Mágne, Coordenador do 28º Concurso de Poesias Falada de Propriá, pelo telefone (79) 8851-9445 – OI ou (79) 9994-2060 – VIVO.

10. Após o preenchimento dos dados no formulário de inscrição, deverão ser anexados os documentos indicados a seguir, digitalizados e no formato PDF. Cada arquivo deve estar devidamente identificado e não poderá exceder 2mb (megabytes) de tamanho.

a) Documentos pessoais: cópia do RG, do CPF e do comprovante de residência;
b) Biografia: breve biografia pessoal, de até 500 caracteres com espaços (em Times New Roman, tamanho 12);
c) Cada Poesia deverá ser encaminhada com 06 (seis) cópias.

FORMATAÇÃO

11. As obras deverão obedecer aos seguintes critérios: formato A4, margens 3cm (esquerda e superior) e 2cm (direita e inferior); todas as folhas contadas e numeradas no canto superior direito; fonte Times New Roman, corpo 12, justificado, espaçamento 1,5, não devendo ultrapassar uma lauda de texto.

12. Em nenhuma hipótese, o material deverá ser identificado com o nome do autor. Sendo assim se faz necessário que o autor da poesia tenha o seu nome identificado na ficha de inscrição.

13. O autor deverá enviar apenas o texto da poesia, sem ilustração indicativa para impressão/publicação.

14. O texto deverá obedecer às regras deste edital, bem como estar em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Parágrafo Único: O autor é responsável pela revisão gramatical do texto submetido a este concurso.

AVALIAÇÃO

15. As obras serão avaliadas por uma comissão de reconhecida capacidade, indicada pela Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, cuja decisão será soberana, à qual não cabem recursos sobre o resultado do concurso.

RESULTADO

16. O resultado será divulgado mediante publicação no site ou facebook da Prefeitura Municipal de Propriá – SE.

DISPOSIÇÕES FINAIS

17. As inscrições fora das normas do concurso não serão aceitas.

17.1 A Comissão Julgadora tem o direito de não premiar nenhuma das obras concorrentes, caso as julgue que não possuam qualidade suficiente que justifique a premiação e a publicação.

18. É de responsabilidade exclusiva do concorrente a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais sobre a obra inscrita.

19. Os autores das obras selecionadas automaticamente autorizam sua publicação na edição especial do concurso nas versões impressa e digital.

20. Os premiados concordam e permitem a divulgação de seu nome e imagem para a divulgação do concurso, sem qualquer ônus para os realizadores.

21. Os participantes declaram estar cientes e de acordo com este regulamento.

22. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.

Rossi Mágne Alves
Coordenador do 28º Concurso de Poesia Falada de Propriá – SE,
“IRMÃO SALATIEL FRANCISCANO DO AMARAL”.

Josefa Francisca dos Reis (Elenice)
Secretária Municipal de Cultura e Esportes

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Fonte: regulamento

Prémio Literário João Gaspar Simões 2014

ATENÇÃO: 2.1. São admitidos a concurso os indivíduos de nacionalidade portuguesa ou estrangeira residentes em Portugal.

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1. INSTITUIÇÃO E FINALIDADES

1.1. O Prémio Literário João Gaspar Simões, instituído bienalmente pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, (CMFF) tem como finalidade genérica promover a produção de originais em língua portuguesa e divulgar o nome do seu honorável patrono. Em cada edição, cabe à CMFF decidir qual o género literário a concurso, finalidades e especificidades do regulamento do Prémio a atribuir.

1.2. No presente ano, a CMFF lança o presente Prémio para prosas narrativas sob a forma de romance ou novela, com o objetivo de contribuir para a valorização e promoção da literatura de qualidade considerada elemento essencial para o desenvolvimento e enraizamento dos hábitos de leitura.

2. TERMOS DE PARTICIPAÇÃO

2.1. São admitidos a concurso os indivíduos de nacionalidade portuguesa ou estrangeira residentes em Portugal.

3. NATUREZA E DIVULGAÇÃO DO PRÉMIO

3.1. Será atribuído um prémio único no valor de 2.500,00€ (dois mil e quinhentos euros).

3.2. Em acréscimo ao valor do prémio a Câmara Municipal assume o compromisso de apoiar a 1ª edição da obra premiada, a estabelecer à data.

3.3. O Júri poderá, se assim o entender, atribuir diploma(s) de “Menção Especial” a trabalhos que, por unanimidade, sejam considerados merecedores dessa distinção, os quais não terão correspondência pecuniária.

3.4. O presente regulamento será divulgado, em folheto próprio ou em formato digital, pela CMFF junto dos órgãos de comunicação social e de instituições como APBAD, APE, APEL, DGLAB, SPA, Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Escolares e outras instituições consideradas pertinentes.

3.5. O Prémio será entregue em cerimónia pública em data a anunciar, sendo feita a conveniente divulgação através dos órgãos de comunicação social.

4. CONSTITUIÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO JÚRI

4.1. O Júri, presidido pelo Vereador do Pelouro da Cultura com competências delegadas, será sempre constituído por um número ímpar de membros, num mínimo de três.

4.2. Aos membros do Júri é vedada a participação no concurso.

4.3. A deliberação do Júri sobre o Prémio é tomada por unanimidade ou por maioria de votos e a deliberação sobre as “Menções Especiais” é tomada por unanimidade de votos, não estando no primeiro caso prevista a possibilidade de abstenção. Não haverá lugar a prémios atribuídos ex-aequo.

4.4. O Júri poderá deliberar, por maioria de votos, a não atribuição de Prémio se as obras a concurso não tiverem a qualidade exigida.

4.5. Das decisões do Júri não haverá recurso.

4.6. Todos os casos omissos e dúvidas de interpretação deste regulamento serão resolvidos pelo
Júri.

5. APRESENTAÇÃO DAS OBRAS

5.1. Todas as obras a concurso serão originais, inéditas e não premiadas anteriormente.

5.2. Cada original deve ser apresentado em folhas de formato A4, numeradas, datilografadas em letra Times New Roman, corpo 12, a um espaço e meio. Cada original não deve ultrapassar 200 páginas, nem ser inferior a 80 páginas, devendo apresentar-se devidamente encapado, possuir um título e ser assinado sob pseudónimo

5.3. Cada concorrente entregará três exemplares da obra. Os exemplares devem ser enviados num envelope fechado identificado no exterior apenas com o pseudónimo; no seu interior um outro envelope fechado deverá conter a identificação do autor (nome, morada, profissão, número de contribuinte, contactos). Este último envelope só será aberto pelo Júri em reunião convocada para o efeito.

5.4. Os exemplares serão entregues na Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, da Figueira da Foz, ou enviados por correio registado para:

“Prémio Literário João Gaspar Simões / 2014”
Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás
Rua Calouste Gulbenkian
3080-084 Figueira da Foz

5.5. A data limite de entrega das obras será o dia 31 de dezembro de 2014.

5.6. Cabe à Biblioteca Municipal verificar a regularidade formal das candidaturas recebidas e excluir da apreciação do Júri aquelas que não cumpram o estipulado no regulamento.

5.7. À exceção da obra premiada, os restantes originais serão entregues aos autores que os reclamarem por escrito num prazo de um mês após a entrega pública do Prémio. Findo este prazo, a Câmara Municipal reserva-se o direito de os eliminar.

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Fonte: figueiradigital.com

Concurso de Poesias da Bauernfest

Em homenagem aos colonos alemães de Petrópolis e para motivar a pesquisa e o registro literário, há 25 anos, desde a Fundação da festa, o concurso de poesia se faz presente na programação da Bauernfest. A iniciativa tem o objetivo de incentivar poetas de todas as idades a refletirem sobre o valor e a presença do povo alemão na construção das características da cidade de Petrópolis, ao mesmo tempo em que trata o tema de forma generalizada, já que muitos dos participantes não moram no local da realização do projeto.

A seguir, as características do concurso de 2014:

1. Tema: Coragem – visando as pessoas que, de forma corajosa, mudam de vida, de endereço (países, estados, cidades), em busca de um futuro diferente.

2. Categorias:

Infantil (até 12 anos), Juvenil (de 13 aos 18 anos), Adulto e Adultos-Outras Cidades

3. Inscrições realizadas através da entrega ou envio do trabalho: aos cuidados de Catarina Maul, na Secretaria de Educação de Petrópolis – Divisão de Atividades Culturais e Artísticas, pela caixa postal 91714 – Agência Cidade Imperial – CEP 25620972 ou pelo e-mail concursosliterariospetropolis@gmail.com

4. Prazo de inscrição: até o dia 30 de maio de 2014.

5. Apresentação dos trabalhos: As poesias deverão ser apresentadas em 5 (cinco) vias, com o máximo de 30 versos e identificação, contendo nome completo, telefone, e-mail, categoria e, tratando-se de categorias escolares, ainda nome da escola, telefone do aluno e dados do professor responsável. Somente serão aceitas inscrições por e-mail dos poetas adultos de outras cidades ou com prévia autorização da coordenação.

6. Seleção: Serão selecionados 10 (dez) trabalhos das categorias infantil, juvenil e adulto, para serem apresentados ao júri na noite da premiação. Os 3 vencedores da categoria “adultos de outras cidades” serão apresentados durante o evento de entrega da premiação.

7. Premiação: Serão premiados com troféus os 3 (três) primeiros colocados e os melhores intérpretes de cada categoria, salvo os poetas adultos de outras cidades, que não disputam o troféu de Melhor Intérprete. A premiação acontecerá no Palácio de Cristal, em 3 de julho de 2014, quinta-feira, de 19h às 21h.

8. Maiores detalhes poderão ser esclarecidos através do e-mail concursosliterariospetropolis@gmail.com

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Fonte: Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni

30º Concurso de Poesias de Mogi Guaçu

DA DENOMINAÇÃO E FINALIDADE

Artigo 1º: A Secretaria de Cultura de Mogi Guaçu, através da Biblioteca Municipal ‘’João XXIII’’, promove este Concurso tendo por objetivo o intercâmbio cultural das letras em todo território nacional, descobrindo poetas e poesias.

DA PARTICIPAÇÃO

Artigo 2º: Poderão participar do 30º Concurso de Poesias de Mogi Guaçu, poetas de todo o Brasil. Cada participante pode se inscrever com até 2 (duas) obras inéditas, digitadas em duas vias cada.

DAS MODALIDADES

Artigo 3º: As poesias serão analisadas nas seguintes modalidades:

a) Infantil local (até 12 anos);
b) Infantil outras cidades (até 12 anos);
c) Juvenil local (13 a 17 anos);
d) Juvenil outras cidades (13 a 17 anos);
e) Adulto local (acima de 18 anos);
f) Adulto outras cidades (acima de 18 anos).

DAS INSCRIÇÕES

Artigo 4º: As inscrições para o 30º Concurso de Poesias de Mogi Guaçu deverão ser realizadas até 30 de setembro de 2014, na Biblioteca Municipal ‘‘João XXIII’’, pessoalmente ou via correios, neste caso observada a data de postagem.

Endereço: Biblioteca Municipal ‘‘João XXIII’’ – Avenida dos Trabalhadores, 2.651, Jardim Camargo – Mogi Guaçu/SP – CEP: 13840-141.

§ 1º: Cada poema deverá ser identificado apenas com o pseudônimo do autor e o título da obra e acondicionado em envelope grande.
§ 2º: Dentro do mesmo envelope deverá ser enviada uma folha digitada contendo a ficha de inscrição do candidato com seus dados pessoais: título da poesia, pseudônimo, nome de autor, cidade e estado, idade, endereço completo, nome da escola que estuda (quando for o caso), disponível no site www.mogiguacu.sp.gov.br/cultura
§ 3º: Nos casos das modalidades Infantil e Juvenil, a inscrição devera conter a assinatura do representante legal por se tratar de menor de idade.

DA SELEÇÃO

Artigo 5º: A comissão julgadora será definida posteriormente e deverá selecionar seis (06) poesias de cada categoria. Os trabalhos não serão devolvidos, passando a fazer parte do acervo da Biblioteca Municipal “João XXIII”.
Paragrafo único: As obras que contenham colagem ou até mesmo plagio, serão sumariamente desclassificadas.

DA PREMIAÇÃO

Artigo 6º: Serão oferecidos certificados de participação aos premiados. Ocasionalmente, a Comissão Julgadora poderá outorgar diplomas de Menção Honrosa.

Artigo 7º: Em cada modalidade, os trabalhos vencedores em 1º, 2º e 3º lugares receberão troféus e valores em dinheiro, mediante a tabela abaixo:

a) 1º Lugar – R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais);
b) 2° Lugar – R$ 150,00 (cento e cinquenta reais);
c) 3º Lugar – R$ 100,00 (cem reais).

Parágrafo Único: Os valores serão depositados em até 30 dias após a premiação (28 de novembro), em conta bancária a ser indicada pelo participante ou seu representante legal (menor de idade) no ato da inscrição.

Artigo 8º: A Comissão Julgadora poderá deixar de premiar determinada categoria por falta de qualificação dos trabalhos apresentados.

Artigo 9º: A premiação ocorrerá no dia 28/11/2014, às 17h00, na Sala de Vídeo ‘‘Célia Maria Stabile’’, no Centro Cultural de Mogi Guaçu.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 10: A inscrição implica total concordância com o regulamento, em especial que todos os trabalhos poderão ser utilizados no 30º Concurso de Poesias para promoção, divulgação do evento em qualquer meio de comunicação pública e/ou privada, desde que citada a autoria.

Artigo 11: O autor concorda que suas obras sejam difundidas e reproduzidas sem fins lucrativos.

Artigo 12: A Comissão Organizadora não se responsabiliza pelos trabalhos que chegarem danificados ou forem extraviados pelos correios no percurso.

Artigo 13: Questões aqui não previstas serão dirimidas pela Comissão Organizadora, cuja decisão é soberana e irrecorrível.

Mogi Guaçu / SP, 09 de junho de 2014.

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Fonte: Secretário Municipal de Cultura Mogi Guaçu

VI Concurso Literário Profª Edith Braga

(Realização da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – CE)

REGULAMENTO

1. O VI CONCURSO LITERÁRIO PROFESSORA EDITH BRAGA, promovido pela AJEB, Coordenadoria do Ceará, tem como objetivo dar oportunidade de expressão a todos os interessados em manifestar seu pensamento, através da escrita, quer seja em prosa (conto ou crônica), quer seja em verso.

2. As inscrições estarão abertas a partir do dia 30 de setembro a 30 de dezembro de 2014.

3. Os concorrentes deverão ter idade mínima de quinze anos.

4. Os participantes poderão concorrer com 2 (dois) trabalhos inéditos em prosa (conto ou crônica) e/ou em verso. Caso se inscrevam nas duas categorias, devem utilizar o mesmo pseudônimo. O tema é livre.

5. Os trabalhos, tanto em verso como em prosa, deverão ser digitados, em espaço 1,5, fonte 12, e impressos em papel A4, em três vias, com no máximo 2 páginas para cada trabalho inscrito. Esses trabalhos deverão ser enviados dentro de um envelope grande. Como destinatário, colocar: AJEB/CE, endereço: Rua Castro Alves, 725; Bairro Joaquim Távora; Cep: 60130-210. Fortaleza-CE, sem nenhuma identificação do participante. No espaço do remetente, colocar o pseudônimo, com o endereço: Rua do Rosário, no 1, Centro; Cep: 60055-090. Dentro deste envelope grande, junto com os trabalhos, o concorrente deve colocar outro envelope (pequeno) lacrado, tendo, na face externa, o pseudônimo usado, o(s) título(s) do(s) trabalho(s) e a(s) categoria(s) em que está se inscrevendo; e, dentro desse envelope, uma ficha de identificação com: nome completo do concorrente; título dos trabalhos inscritos; endereço; telefone, e-mail (se tiver); e um brevíssimo currículo.

6. Os trabalhos classificados em 1º lugar (prosa e verso) serão publicados na coletânea Policromias, 8º volume, da AJEB-CE.

7. Os prêmios serão assim distribuídos: 1º, 2º e 3º lugares (poesia e prosa) receberão Troféu e Certificado.

8. Não haverá premiação repetida.

9. A cerimônia de entrega dos prêmios será previamente marcada, e todos os participantes serão informados.

10. A decisão do júri, divulgada somente na hora da entrega dos prêmios, será, posteriormente, veiculada através da imprensa e de nossos órgãos de informação.

11. O simples envio dos trabalhos implica aceitação total deste Regulamento.

12. Os trabalhos em desacordo com este Regulamento serão, automaticamente, desclassificados.

13. A decisão do júri é irrecorrível e soberana.

14. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora e pela Coordenadoria Geral do VI Concurso Literário Professora Edith Braga.

Fortaleza, 11 de setembro de 2014

A COMISSÃO ORGANIZADORA

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Fonte: AJEB (CE)

X Certamen Bienal Literario ‘Asociación Cultural Fayanás’

1. La “Asociación Cultural Fayanás” convoca el X Certamen Bienal Literario “ASOCIACIÓN CULTURAL FAYANÁS”, dotado de 1.200 € en premios.

2. Podrá participar en este Certamen cualquier persona, ajustándose a las categorías y modalidades que le correspondan por edad y origen.

3. El Certamen se compone de dos categorías y cuatro modalidades:

Categoría Infantil:

# Modalidad Nacional “Cuentos”, para españoles nacidos a partir del 1 de enero de 2000. Dotada de un primer premio valorado en 150 € y un segundo de 100 € (estos premios no son en metálico).

# Modalidad Nacional “Poema infantil”, para españoles nacidos a partir del 1 de enero de 2000. Dotada de un primer premio valorado en 150 € y un segundo de 100 € (estos premios no son en metálico).

Categoría Adultos:

# Modalidad Internacional “Relato corto”, para mayores de 14 años (nacidos hasta el 31 de diciembre de 1999). Dotada de un primer premio de 200 € y un segundo de 150 €.

# Modalidad Internacional “Poesía”, para mayores de 14 años (nacidos hasta el 31 de diciembre de 1999). Dotada de un primer premio de 200 € y un segundo de 150 €.

4. La Asociación valorará la concesión de un Premio Especial “Luesia” (sin dotación económica) entre aquellas obras que por su temática, localización, personajes… tengan alguna relación con la Villa de Luesia.

5. Cada persona podrá presentar hasta un máximo de 3 obras en cada categoría según le corresponda por edad, escritas en lengua castellana, pero en ningún caso podrá acumular más de un premio por categoría (concediéndosele el de mayor cuantía económica).

6. Las obras de las modalidades “cuento” y “relato corto” se presentarán preferiblemente mecanografiadas o escritas a ordenador, con tipo de letra Arial y tamaño 12 y tendrán una extensión máxima de 3 folios a una sola cara, con no más de 40 líneas por página. En caso de presentarse escritas a mano la extensión máxima será de 6 folios a una sola cara.

En la modalidad “Poesía” se podrá presentar: o un único poema o colección de poemas, siempre que la extensión total no exceda de lo señalado anteriormente. En caso de colección de poemas, será valorada en su conjunto.

7. Los originales irán sin firma ni señal que pueda mostrar su procedencia y haciendo constar en el encabezamiento el título elegido y la modalidad en la que participa con esa obra. Cada trabajo irá acompañado de un sobre cerrado, en cuyo exterior se hará constar el citado título y la modalidad. Dentro de él irán las señas del participante (nombre, apellidos, edad, dirección, localidad, teléfono, e-mail…).

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8. La entrega de originales impresos (3 copias por obra presentada) se efectuará personalmente en la sede de la Asociación o por correo postal a: “A. C. Fayanás” – Certamen Literario- c/ Estajadas s/n, 50.619 Luesia (Zaragoza)..

O bien, preferiblemente, 1 ejemplar por e-mail a: acfayanas@hotmail.com. En el e-mail se especificará:

# como asunto “Certamen” y la modalidad en la que se participa.

# 1º) la obra presentada, firmada con el pseudónimo elegido, como archivo word adjunto con el título de la obra como nombre del archivo.

# 2º) en un segundo archivo word, con el Título PLICA: los datos personales del autor, el título de la obra y el pseudónimo elegido.

El plazo de presentación a concurso finalizará el día 31 de Mayo de 2014

9. El jurado será elegido por la organización entre escritores, profesores y/o críticos especialistas en letras. Este jurado será competente para decidir sobre las cuestiones no recogidas en estas bases. También podrá declarar desierto alguno de los premios.

10. El fallo del jurado será inapelable. Éste se comunicará a los interesados a finales de Julio de 2014. Los premios se entregarán dentro de los actos que se realicen con motivo del Día de la Asociación que se celebrará el sábado día 26 de Julio de 2014.

11. Los obras premiadas en las distintas modalidades se publicarán en la revista “La Carracla” en sucesivas ediciones. La organización se reserva el derecho de publicar alguna de la obras presentadas a concurso y no premiadas. A los ganadores se les enviarán los ejemplares de dichas revistas.

12. La participación en este concurso implica la íntegra aceptación de las presentes bases.

Abril 2014

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Fonte: Asociación Cultural Fayanás

II Concurso Literário Pet das Letras

Nota dos editores do site Concursos Literários: Esse concurso requer uma taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 . Não é comum divulgarmos concursos com tarifas mas esse é ligado à Universidade Federal de Campina Grande e está em sua segunda edição – sendo a primeira corrida perfeitamente.

Este site não recebeu nem receberá nenhuma quantia para a divulgação, apenas entendemos que essa taxação é “simbólica” – o que, aliás, é muito comum em concursos literários americanos e ingleses – e apenas servirá para cobrir os custos de organização e da edição da antologia.

No mais, fica a critério do escritor e donos dos direitos do texto enviá-los ou não.


1) Inscrições abertas no período de 25 de julho a 20 de dezembro;

2) Poderão Concorrer: Maiores de 18 anos, de qualquer país e que escrevam em língua portuguesa.

3) Tema desta edição: “A INFÂNCIA EM SUAS MÚLTIPLAS FACES”

4) Cada escritor poderá participar apenas com um trabalho em cada uma das três categorias (crônica, poesia ou conto).

5) Enviar a inscrição uma única vez, em um único formato (ou na página do PET ou por e-mail). Para cada categoria o autor deverá efetuar uma nova inscrição.

6) O texto deve ser INÉDITO (textos que não foram publicados em livros, antologias, ensaios, concursos, jornais).

7) Inscrição online: http://www.ch.ufcg.edu.br/petletras/.

8) Inscrição por e-mail ( petletrasufcg@gmail.com): Texto em Word, fonte Arial, tamanho 12, entrelinhas 1,5, margens esquerda, superior, direita e inferior 3cm, papel A4, sem negritos, itálicos ou sublinhados, cor da fonte: preto. Na linha ASSUNTO, do e-mail, digite CONCURSO LITERÁRIO: “A INFÂNCIA EM SUAS MÚLTIPLAS FACES”.

Categoria POESIA: poesias com até 45 linhas.
Categoria CRÔNICA: crônicas com até 550 palavras.
Categoria CONTO: contos com até 1000 palavras.

11) Quaisquer dados pessoais (nome, documentos e outros) devem ser digitados separadamente do texto submetido.

12) O texto(s) inscrito(s) (seja por e-mail ou pelo site) deve seguir tal ordem:
Título, Pseudônimo, Texto. Exemplo:

O surgimento do Inverno
Birdy Poésy

“Há muito tempo atrás, em algum lugar obscuro desse planeta, num
tempo em que nenhum ser humano conhecia o frio ou a neve […]”.

13) NÃO digitar títulos totalmente em letras maiúsculas, versalete, itálico ou negrito .

14) E-mail para dúvidas e outros comentários: petletrasufcg@gmail.com, com assunto: dúvidas ou comentários.

16) Revisar o texto antes de efetuar a inscrição. Se for o caso, contrate um revisor profissional. A qualidade da escrita terá incidência direta sobre o resultado final.

18) Pseudônimo de inscrição NÃO é o nome artístico. Pseudônimo é o nome que identificará o autor à banca examinadora. Nome artístico é o nome que será publicado na antologia.

19) Dados Pessoais: Autor (Nome completo) / Nome artístico / Pseudônimo / Sexo (M,F) / Data de nascimento / CPF / E-mail / CEP / Endereço completo (Rua /Av., Número, Complemento, Bairro, Cidade, Estado (UF), País) / Dados opcionais (apenas um de cada: site OU blog OU Facebook) / Profissão / Professor atuante? / Aposentado / Área de atuação / Nome da Instituição / Formação acadêmica.

21) A premiação será a publicação do texto no livro sob a coordenação do PET-Letras, bem como um exemplar do livro. Caso o autor ganhe nas três categorias, receberá apenas um exemplar.

22) Textos que exprimam quaisquer tipos de preconceitos, sejam religiosos, raciais, de sexualidade e/ou outros, bem como textos de desabafos políticos (especialmente quando forem citados nomes de quaisquer partes envolvidas), ou que fujam ao tema serão prontamente desclassificados.

23) A criatividade/originalidade do(s) texto(s) submetidos servirá como critério de desempate.

24) A Equipe do Concurso não poderá devolver o valor de inscrição, visto que essa é a fonte financeira para a publicação dessa antologia de textos literários, cuja renda de sua comercialização será revertida para instituições que apoiam crianças carentes

25) Todos os autores participantes receberão o certificado de participação em PDF

26) RESULTADO: no primeiro semestre de 2014 sairá o resultado do CONCURSO LITERÁRIO: “A INFÂNCIA EM SUAS MÚLTIPLAS FACES”. Tal resultado será publicado no site do PET-Letras: http://www.ch.ufcg.edu.br/petletras/. A decisão da Comissão Julgadora é soberana e irrevogável. A lista de resultado mostrará apenas o nome dos classificados. Serão publicadas 5 (cinco) textos de cada categoria.

27) Valor da Inscrição: R$ 20,00. O depósito deverá ser feito na conta poupança da Caixa Econômica Federal: Conta nº00041372-0; Agência: 0737; Operação: 013, no nome de Rossana Paulino de Luna; uma cópia do comprovante de depósito pode ser entregue na sala do PET-Letras, 1º andar, no Bloco AB, no Campus de Campina Grande ou enviado para o e-mail do PET Letras: petletrasufcg@gmail.com (O envio do comprovante digital ou impresso, obrigatório).

28) DECLARAÇÃO DO AUTOR(A)/CANDIDATO(A): No ato da inscrição o autor(a)/candidato(a) está automaticamente permitindo a publicação e divulgação do seu trabalho e nome. O mesmo (a) está se responsabilizando pela originalidade da autoria do texto submetido, declarando-se único detentor dos direitos autorais, ciente de que isso não lhe acrescenta nenhum direito à premiação ou recebimento de livros, afora do que foi estipulado em edital. O autor (a) /candidato (a) participante declara ainda estar ciente
de que em hipótese alguma qualquer publicação desse trabalho lhe dará direito de participação nos lucros, nas vendas ou qualquer outra remuneração. O direito de autoria é sempre de quem escreve; de tal modo que, ao aceitar esta condição ele/a acorda com a irrestrita divulgação e publicação de seu trabalho, jamais (porém) deixando de ser reconhecido como autor (a).

Campina Grande – PB, 24 de julho de 2014
UFCG-UAL-PET Letras

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Fonte: PET Letras UFCG

Calabazas en el Trastero: Steampunk

Con el objeto de fomentar la literatura fosca, en su deseo por homenajear a la desaparecida revista Miasma, la Biblioteca Fosca anuncia esta convocatoria especial de Calabazas en el trastero que se regirá por los siguientes puntos.

1. Podrán presentarse a la misma cualesquiera autores que envíen obras originales en castellano y sin sus derechos comprometidos con terceros. Los autores podrán enviar cuantas obras deseen.

2. Las obras deberán encuadrarse dentro del género fosco en cualquiera de sus vertientes, es decir, que estará presente un ambiente siniestro, un cierto suspense, un aura de terror u otros elementos naturales o sobrenaturales que creen una atmósfera de temor.

3. El tema concreto de esta convocatoria será Steampunk. La historias deberán de estar enmarcadas dentro de este subgénero fantástico caracterizado por el retrofuturismo.

4. Los relatos tendrán una extensión de entre 1000 y 5000 palabras. Esta limitación se entiende orientativa, no estricta, pero sí recomendable.

5. Las obras se enviarán, bajo pseudónimo o nombre real, a calabazas@bibliotecafosca.es con el asunto “Para la antología Calabazas en el trastero: Steampunk”. Al mensaje se adjuntará un breve currículum o biografía literaria de no más de 500 palabras que sirva de presentación del autor. Los relatos irán en formato .doc o .rtf

6. La fecha límite de entrega de originales será el 28 de marzo de 2014.

7. Un jurado compuesto por miembros de la Biblioteca Fosca y, eventualmente, autores invitados, hará una selección con los 13 (trece) relatos más meritorios. Los criterios serán estrictamente literarios y se podrán dejar plazas desiertas.

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8. Estos relatos se publicarán en una antología única no exclusiva por la editorial Saco de huesos (es decir, los autores podrán seguir disponiendo de sus textos libremente) tanto en formato papel como en formato electrónico.

9. Los autores ceden sus derechos económicos para los primeros 500 ejemplares publicados (en formato papel y/o digital) de la antología. A partir de éstos, y si el autor no renunciase a ello, cada participante de la antología recibirá anualmente un 1% del PVP (Precio de venta al público) de los ejemplares vendidos en formato papel, así como un 2% del PVP para los ejemplares en formato electrónico. Asimismo cada autor seleccionado recibirá un ejemplar de la antología en formato papel.

10. Se considerará que los participantes aceptan estas bases por el mero hecho de participar en el concurso.

11. Será potestad de la asociación resolver cualquier cuestión referente a esta convocatoria que no quede contemplada en las bases de la misma.
*

Fonte: Saco de Huesos S.L

Prêmio Feuc de Literatura 2014

JUSTIFICATIVA: a FEUC, Fundação Educacional Unificada Campograndense (situada na Estrada da Caroba, 685, Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ – www.feuc.br), realiza, através do seu Centro Cultural, o PRÊMIO FEUC DE LITERATURA – versão 2014, com o objetivo de incentivar a criação artística e premiar seus autores.

CATEGORIAS:

– 1: Aluno da FEUC (matriculados na Faculdade, na Pós-graduação, no CAEL ou no Colégio Magali);
– 2: Âmbito Nacional (todos que não estejam matriculados na FEUC).

MODALIDADE: poema.

TEMA: de livre escolha para as duas categorias.

APRESENTAÇÃO: obra digitada no Word; fonte Times New Roman; tamanho 14; espaço simples; máximo de 30 linhas, incluindo espaços entre as estrofes.

QUANTIDADE: um poema por candidato.

INSCRIÇÃO: de 1 de agosto a 30 de setembro de 2014.

ENVIO: só serão aceitos poemas enviados por e-mail; endereço: premio@feuc.br IDENTIFICAÇÃO: abaixo do poema, colocar o pseudônimo e a categoria.

FICHA DE INSCRIÇÃO: no mesmo arquivo do poema, enviar as seguintes informações: nome, pseudônimo, título do poema, categoria, cidade, estado, telefone, e-mail; não é necessário enviar currículo. O aluno da FEUC deve colocar o curso que faz.

JULGAMENTO: a comissão julgadora selecionará os melhores trabalhos, os quais estarão classificados para a final do concurso. Os nomes dos jurados serão divulgados em ocasião oportuna.

PREMIAÇÃO:

– Categorias 1 e 2:

1º lugar: R$ 500,00 e certificado.
2º lugar: R$ 350,00 e certificado.
3º lugar: R$ 250,00 e certificado.

RESULTADO:

– Classificados na 1ª etapa: na 2ª quinzena de novembro;
– Vencedores do concurso: na 2ª quinzena de dezembro.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: a lista dos classificados será publicada no site da FEUC (www.feuc.br); comunicaremos os classificados por e-mail, tanto sobre a classificação na 1ª etapa, quanto sobre a final do concurso.

MAIORES EXPLICAÇÕES:

1. Caso seja editada uma antologia com as obras classificadas, a FEUC se reserva o direito de distribuí-la para entidades culturais e/ou vendê-la para ressarcimento de custos, como também publicar essas obras em outras edições.

2. As antologias serão dadas aos candidatos, a título de direitos autorais, na seguinte disposição em cada categoria:

– 1º lugar: 5 exemplares;
– 2º lugar: 5 exemplares;
– 3º lugar: 5 exemplares.
– demais classificados: 2 exemplares para cada um.

3. Os livros editados serão entregues ao autor (ou ao seu representante) pessoalmente. A FEUC não se responsabiliza pelo envio das antologias através dos correios. Se o autor quiser receber seus livros pelo correio, deve arcar com as despesas desse procedimento.

4. Não haverá confirmação de recebimento das obras enviadas por e-mail.

5. Cada candidato deverá enviar um único e-mail, com um só arquivo anexo; o poema numa página, e a ficha de dados em outra.

6. Para enviar o e-mail, o candidato deve colocar no campo “Assunto” a categoria em que concorre.

7. A comissão organizadora manterá em seu poder as fichas de dados dos candidatos e passará para os jurados somente os poemas.

8. A inscrição neste concurso corresponde à aceitação plena deste regulamento. O não-cumprimento do mesmo resultará a desclassificação do candidato.

9. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora do concurso.

MODELO DA FICHA DE INSCRIÇÃO:

NOME:
PSEUDÔNIMO:
TÍTULO DO POEMA:
CATEGORIA:
(o Aluno da FEUC deve indicar o curso no qual está matriculado)
CIDADE:
ESTADO:
TELEFONE:
E-MAIL:

*

Fonte: Feuc

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