IV Concurso de Contos SESC – Unidade Crato

OBJETIVO

Com o objetivo de incentivar e promover a produção e publicação de textos literários de autores cearenses, premiando os melhores contos inéditos, o SESC- Unidade Crato lança o IV Concurso de Contos.

Regulamento:
I – Poderão participar deste Concurso literário pessoas com naturalidade Cearense, com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos, com inscrição gratuita.

II – É vedada a participação de funcionários da empresa beneficiadora, incluindo seus familiares.

Siga @benfazeja
mantenha-se atualizado!

III – Não poderão participar nem os membros da comissão julgadora, nem seus familiares.

IV – Não serão aceitas obras póstumas, nem assinada por grupos.

V – Os participantes poderão inscrever apenas um trabalho inédito, de tema livre, digitado, com espaçamento duplo entre linhas, fonte Times New Roman, corpo 12 (doze), com o mínimo de 02 (duas) páginas e no máximo 10 (dez).

VI – Os contos deverão ser apresentados com título. Em separado, devem ser enviados os dados pessoais (nome completo, RG, CPF, telefone, endereço, funções que exerce e atividades literárias).

VII – Não serão aceitos contos inscritos sob pseudônimos.

VIII – Os contos deverão ser enviados para o seguinte e-mail, exclusivo do Concurso: concursodecontos@sesc-ce.com.br, no período de 05 de março a 05 de maio de 2012.

IX – Não serão aceitos contos enviados de outra forma que não a especificada no item anterior (VIII).

X – Os trabalhos enviados não serão devolvidos.

XI – Os textos não poderão ser divulgados por quaisquer meios, total ou parcialmente, até a data da publicação do livro, lançado pelo SESC – Unidade Crato, em outubro de 2012.

XII – Serão automaticamente desconsiderados os contos que chegarem por e-mail em datas posteriores a 31 de maio de 2012. Para tanto a inscrição só será efetuada mediante resposta da coordenação do concurso, através de e-mail, para os participantes.

XIII – O encaminhamento dos trabalhos na forma prevista neste regulamento implica na concordância com as disposições nele consignadas. Os contos que não estiverem de acordo com os requisitos estarão automaticamente desclassificados do concurso.

XIV – Não importando o número total de participantes, serão escolhidos apenas e tão somente 10 (dez) contos para publicação.

XV – A seleção será feita por uma comissão julgadora composta por especialistas em literatura, sem vínculo profissional com o SESC.

XVI – Os critérios para a escolha dos vencedores serão estabelecidos pela comissão julgadora.

XVII – As decisões da Comissão de seleção serão irrecorríveis, não cabendo recursos às suas escolhas.

XVIII – A comissão julgadora apontará 5 (cinco) contos adicionais suplementares à lista definitiva, que servirão de reservas, caso se apure que alguns dos dez escolhidos não tenham obedecido a todos os itens deste regulamento.

Acesse outros concursos

XIX – O resultado (lista dos dez autores escolhidos, com os títulos de seus respectivos contos) será publicado nas dependências do SESC – Unidade Crato, na página da INTRANET, no perfil Cultura SESC Cariri / grupo Programação SESC – Facebook e através de e-mail para os participantes.

XX – A premiação e o lançamento do livro, que reúne os trabalhos selecionados, realizar-se-ão em outubro de 2012, no SESC – Unidade Crato, em data a ser definida.

XXI – Os autores dos dez melhores contos selecionados terão direito a 15 (quinze) exemplares.

*

Fonte: SESC-CE regulamento

42ºs. Jogos Florais Internacionais De Nossa Senhora Do Carmo

1 – ADMISSÃO

1.1 – O concurso está aberto a todos os poetas nacionais e estrangeiros, desde que se exprimam em língua portuguesa.
1.2 – Podem concorrer em dois níveis etários (quer sejam jovens ou seniores) mas deverão indicar a idade no exterior do envelope, juntamente com o pseudónimo.

2 – Os trabalhos devem ser inéditos e respeitar as regras da poesia, nas variantes seguintes:

2.1 – Quadra Popular – Tema livre – em sistema de envelopes.

2.2 – Poesia Lírica (não se admitem sonetos)

Tema: “Quero beber a luz de cada aurora”
Tito Olivio

2.3. – SONETO – Tema: “Vou pintar meu futuro de esperança” – Tito Olivio

2.4. – Glosando em Quadra (poesia obrigada a mote ):
Mote:
“A vida pouco me deu
E, do muito que eu quis dar,
Sobrou-me um naco de céu,
Que não tem sol nem luar.”

Tito Olívio

3 – PROSA – (Reportagem, entrevista, texto, artigo, crónica, conto) subordinado ao tema:

“OS POETAS ESQUECIDOS”

O texto não deverá exceder 2 páginas. A apresentação estética deverá ser feita em papel formato A/4. tipo de letra “Times New Roman” espaço 2, tamanho: 12. Margem esquerda 15 – Margem direita 5.

4 – CALENDÁRIO
4.1 – Recepção dos trabalhos – até ao dia 11 de Maio de 2012, carimbo dos correios. A data da Sessão de Entrega dos Prémios, deverá ser levada a efeito no dia 14 de Julho – Sábado, no decorrer das Festas da Padroeira.

Acesse outros concursos

5. – ENVIO DOS TRABALHOS
5.1 – Os trabalhos concorrentes deverão ser enviados pelo correio, sem indicação do remetente, para a seguinte morada:
Casa Museu Profª Maria José Fraqueza
42ºs.Jogos Florais Internacionais de N.Sra.do Carmo
APARTADO 71
8700 – 908 FUSETA – ALGARVE – PORTUGAL
5.2 – Variantes: Deverão os trabalhos das modalidades – Lírica, Soneto, Glosa em Quadra e Prosa – serem acompanhado de um envelope fechado, contendo no exterior o pseudónimo e a variante a que respeita e no interior a identificação, idade, nome completo e a morada do concorrente. Os concorrentes, deverão indicar o escalão a que pertencem no exterior do respectivo envelope.
5.3 – O número de trabalhos a apresentar será dois apenas para as quadras populares (escritas em envelopes separadas) e um trabalho, em triplicado, para as outras variantes.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

– Não usar pseudónimos repetidos em concursos anteriores.
– Apenas os concorrentes premiados serão avisados por escrito;
– Os trabalhos não premiados serão destruídos, conservando o autor os seus direitos;
– Os concorrentes premiados deverão nomear em caso de não comparência, um seu representante;
– As despesas do correio para envio aos premiados, serão suportadas pelos mesmos, em caso de não comparência.
– A classificação dos trabalhos será da competência dos elementos do júri que será constituído por pessoas competentes de cujas decisões não há recurso, salvo em caso de plágio ou de trabalho não inédito, devidamente comprovado.
– Qualquer omissão neste Regulamento ou situação imprevista, será resolvida pela Presidente do Júri

Siga @benfazeja
mantenha-se atualizado!

Outros Dados:
A organização destes Jogos Florais cabe à Casa Museu Profª Maria José Fraqueza. Sendo seu objectivo homenagear poetas algarvios potenciais concorrentes que mais se distinguiram pela sua honrosa participação, presença, divulgação e mérito. Constando no nosso arquivo entre os primeiros poetas e escritores e mais antigos concorrentes – o nome do nosso amigo – Engº TITO OLIVIO HENRIQUES que muito tem contribuído com o seu saber nas diversas actividades culturais.

Mini-biografia de Tito Olivio

Tito Olivio Henriques nasceu em 1931, na freguesia de Vila Cova do Covelo, concelho de Penalva do Castelo, distrito de Viseu. Licenciou-se em engenharia civil no Instituto Superior Técnico, em 1958, e em Sociologia no lnstituto Superior de Ciências de Trabalho e da Empresa, em 1981.

É membro da Ordem dos Engenheiros, da Associação Portuguesa de Sociólogos, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, da Sociedade Portuguesa de Autores e da Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve.

Vive no Algarve desde 1960, tendo sido Director da Hidráulica do Guadiana e estando actualmente aposentado.

Foi Vice-Presidente da Assembleia Geral do Cine-Clube de Faro, Presidente do Sporting Clube Farense, Secretário da Comissão Distrital de Árbitros de Faro, presidiu à Comissão Administrativa do Sport Faro e Benfica, de que veio depois a ser Presidente da Assembleia Geral. Da Associação de Xadrez de Faro foi o primeiro Presidente. Foi Secretário da Delegação de Faro da Cruz Vermelha Portuguesa e responsável pelas obras de restauro do Teatro Lethes, Presidente do Rotary Club de Faro e Presidente da Comissão Distrital dos Serviços à Comunidade do Distrito Rotário 196, Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Faro, Mesário da Santa Casa da Misericórdia de Faro e Vereador da Câmara Municipal de Faro, Presidente da Assembleia Geral e Secretário-Geral do Conservatório Regional do Algarve – Maria Campina. Possui diversos prémios literários, entre os quais o Prémio Cidade de Olhão – Prosa (1997), o Prémio Literário Internacional POESANTOS, Santos SP, Brasil (2000), e o Prémio Literário Internacional Eduardo Ballerini, Santos SP, Brasil (2000).

É ‘sócio honorário’ do Boa-Esperança Atlético Clube Portimonense, possui a ‘Medalha de Louvor’, da Cruz Vermelha Portuguesa, e a ‘Medalha de Ouro de Mérito’, da Câmara Municipal de Faro.

*

Fonte: Regulamento dos 42ºs. Jogos Florais Internacionais De Nossa Senhora Do Carmo

2º Concurso de Poesias “Profº Aparecido Roberto Tonellotti”

1. Dos Objetivos

A Ôxe! Produtora Comunitária institui o II Concurso dePoesias “Professor Aparecido Roberto Tonellotti” com o objetivo de incentivar e divulgar novos talentos na arte da poesia, bem como mapear a produção poética em Francisco Morato e Região.

2. Das Participações
Poderão concorrer autores brasileiros natos ou naturalizados, com obras obrigatoriamente inéditas (sem publicação), com temáticas e gênero livres, escritas em Língua Portuguesa, sob pseudônimo, desde que observem as particularidades de cada categoria.

Fica vetada a participação de membros das Comissões Organizadora e Julgadora.

3. Das Categorias

Infantil (até 12 anos de idade);
Juvenil (de 13 a 18 anos de idade);
Adulta (a partir de 19 anos).

4. Das Inscrições e Apresentação das Obras As inscrições encontram-se abertas no período de 26 de Março a 11 de Maio de 2012 (valendo a data da postagem ou entrega).

Poderá ser inscrito apenas 01 (um) poema por autor.

A obra deverá ser apresentada em 05 vias, digitadas ou datilografadas em uma só face do papel A4.

As cinco vias da obra deverão ser inseridas em envelope grande, informando externamente o nome do concurso, a categoria pretendida e o pseudônimo do autor. Dentro do mesmo deverá vir outro envelope, pequeno, contendo uma via do poema e a identificação do poeta (nome completo, pseudônimo utilizado, endereço, data de nascimento, telefone para contato e e-mail, se houver), conforme ficha de inscrição.

O regulamento e ficha de inscrição serão disponibilizados no sítio: www.blogduoxe.blogspot.com.

Endereçar para: II CONCURSO DE POESIAS “PROFESSOR APARECIDO ROBERTO TONELLOTTI/2011” – Ôxe Produtora Comunitária – Av. São Paulo nº 965 – Vila Suíça – Francisco Morato – SP – CEP 07904-000.

Também poderá ser entregue na Ôxe Produtora Comunitária – Av. São Paulo nº 965 – Vila Suíça –
Francisco Morato – SP – CEP 07904-000, até a data limite das inscrições.

Siga @benfazeja
mantenha-se atualizado!

5. Do julgamento e da Premiação:

Os trabalhos serão apreciados por uma Comissão Julgadora composta por cinco profissionais ligados à Língua Portuguesa e Literatura, e esta, terá plena autonomia de julgamento, não cabendo recurso às suas decisões.

Será oferecida uma premiação com troféus e certificados de participação aos 3 (três) primeiros colocados de cada categoria.

As escolas que tiverem algum aluno entre os classificados também receberão troféus e certificados de participação.

Acesse outros concursos

6. Das Comissões e Disposições Gerais
A Comissão Julgadora poderá conceder Menção Honrosa para um ou mais trabalhos, se assim julgarem necessário, que receberão certificados.

Todos os participantes receberão certificado de participação digital via e-mail.

Fica também a critério da Comissão Julgadora uma seleção de trabalhos que, juntamente dos premiados, serão publicados no Informativo Ôxe!.

As premiações acontecerão no dia da solenidade comemorativa ao 3º aniversário do Informativo Ôxe!, no mês de junho de 2012 (em local, data e horário a serem posteriormente divulgados).

Os resultados serão divulgados através do sítio: www.blogduoxe.blogspot.com, bem como, através do Informativo Õxe! em sua publicação impressa.

Os trabalhos vencedores poderão ser declamados ou encenados, no todo ou em parte, na noite de premiação, por artista ou grupo teatral previamente contratado pela Ôxe Produtora Comunitária.
Os trabalhos inscritos não serão devolvidos, sendoincinerados 30 dias após a data da divulgação dos resultados.

A inscrição implica automaticamente a aceitação das condições desse regulamento, bem como a autorização para a publicação das obras inscritas em quaisquer mídias que a comissão organizadora julgar conveniente.

O não cumprimento de qualquer item do regulamento implicará na desclassificação automática das obras inscritas.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Fonte e regulamento: Ôxe! Produtora Comunitária

II Concurso de Poesia Autores S/A

1. DO OBJETIVO DO CONCURSO

Percebe-se um crescente número de poesias sendo divulgadas através de espaços virtuais, sobretudo em blogs. A má valorização e a descrença que se dá à poesia na sociedade têm gerado, nos últimos anos, um êxodo poético para o mundo virtual: espaços democráticos, sem pretensões lucrativas, que trazem do anonimato poetas de incontestável talento. Poetas que, por sua vez, não obtiveram boa receptividade (ou nenhuma) sob o aspecto mercadológico do material poético. Com base nesta prerrogativa, o blog Autores S/A tomou a iniciativa de estimular a produção de poemas, a formação e a divulgação de novos poetas. Nesta segunda edição do concurso, a expansão dos trabalhos dos poetas será ainda mais vasta comparada à edição do ano passado. O grande diferencial do Concurso de Poesia Autores S/A são as análises e ensinamentos deferidos por jurados – autores renomados e professores de alto gabarito – que se encarregam de direcionar os poetas, ensiná-los técnicas em prol de sua evolução na competição e, consequentemente, fora da competição. Tal característica não se observou, até então, em nenhum outro certame.

Siga @benfazeja
mantenha-se atualizado!

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 O período de inscrições se dará entre os dias 02 de abril de 2012 a 14 de maio de 2012.
2.2 Poderão se inscrever pessoas físicas, de qualquer idade, residentes legais em qualquer país, desde que o trabalho enviado tenha sido escrito em língua portuguesa (o que não impede, de forma alguma, o uso de termo estrangeiro no poema). O poema não precisa ser inédito na primeira fase de envio, sendo permitido o envio de poemas premiados em outros certames, bem como poemas publicados em blogs/sites e livros de autoria.
2.3 Não será cobrado qualquer tipo de taxa de inscrição.
2.4 Os participantes deverão, no período de 02 de abril de 2012 até 14 de maio de 2012, acessar o blog Autores S/A, cujo endereço é: http://autoressa.blogspot.com e preencher o formulário de inscrição que lá estará disponível, com os seguintes campos obrigatórios: nome e endereço completos, pseudônimo, telefone, data de nascimento, e-mail e, claro, o poema intitulado. O participante deverá ser seguidor (a) do blog Autores S/A (basta ir em Amigos S/A).
2.5 O pseudônimo disposto no item 2.4 não poderá conter qualquer semelhança com o nome real do participante.
2.6 O sistema de inscrição informará ao participante, via e-mail, se a inscrição foi ou não efetuada com sucesso. É de suma importância verificar a caixa de spam neste caso.
2.7 O poema deverá ter, obrigatoriamente, um título.
2.8 Os participantes serão excluídos automaticamente do concurso em caso de fraude comprovada ou de apresentação de poemas que não sejam de sua autoria, podendo ainda responder por crime de falsidade ideológica ou documental.
2.9 Os finalistas do ano passado, com exceção dos dois primeiros colocados (que não poderão se inscrever este ano), que queiram se inscrever novamente, por favor: enviem pseudônimos diferentes, bem como poemas diferentes.

3. DA BANCA DE JURADOS

3.1 O júri oficial será formado por pessoas reconhecidamente capacitadas em Literatura e/ou Artes e/ou Educação. Os convidados, para formarem o júri durante as etapas do concurso, serão autores (de renome ou não), ou pessoas de nível semelhante ao dos jurados oficiais.

4. DAS FASES DO CONCURSO

4.1 Haverá a pré-seleção dos poemas inscritos. A pré-seleção consistirá em duas fases: na primeira fase, serão classificados 30 poemas. Desses 30 poemas, uma nova seleção será realizada, com base em um novo desafio proposto para os 30 poetas.
4.2 Os poetas classificados serão devidamente informados, via e-mail, sobre todo e qualquer desafio que virá a ser proposto pela organização do concurso.
4.3 O término da segunda fase da pré-seleção se dará com a classificação de dez (10) poemas. Os dez poetas, respectivos, disputarão a fase final do concurso.

5. DA FASE FINAL DO CONCURSO

5.1 A fase final do concurso, disposta no item 4.3, será disputada em oito (08) etapas semanais.
5.2 Em cada etapa haverá uma temática estabelecida pela organização do concurso, a qual os poetas finalistas deverão obedecer no feitio de seus poemas.
5.3 As temáticas dispostas no item 5.2 serão encaminhadas para os poetas com cinco dias de antecedência em relação ao dia de postagem.
5.4 Todos os poemas da fase final deverão ser enviados para o e-mail do concurso (e-mail revelado somente para os classificados). Todos os poemas serão publicados no blog Autores S/A, de acordo com as etapas. As datas e horários/ prazos serão devidamente informados aos poetas finalistas na ocasião.
5.5 Os poemas da fase final deverão ser enviados em anexo ou no próprio corpo do e-mail do concurso, em fonte Times New Roman, tamanho 12. Não haverá limite de linhas/versos ou caracteres. Será permitido o envio de uma (01) imagem para ilustrar o poema (dado facultativo), exceto quando for determinado o contrário em alguma das etapas.
5.6 Os dez poetas finalistas disputarão as oito etapas em pontos corridos, ou seja, não haverá eliminação durante a fase final do concurso. O poeta que, ao término do certame tiver acumulado maior número de pontos, será consagrado o vencedor.
5.7 A pontuação, supracitada no item 5.6, será estabelecida da seguinte forma:
Os jurados empregarão suas notas de 9 a 10 (9,1 – 9,2 – 9,3 – 9,4, e assim até 10).
Abaixo, o padrão de pontuação que será estabelecido, dos poetas mais pontuados (soma de todos os jurados) até os menos pontuados na etapa:

1º – 12 pontos / 2º – 11 pontos / 3º – 10,5 pontos / 4º – 10 pontos / 5º – 9,5 pontos
6º – 9 pontos / 7º – 8,5 pontos / 8º – 8 pontos / 9º – 7,5 pontos / 10º – 7 pontos.

5.8 Haverá a participação popular durante o concurso, através de enquetes. Os poetas mais votados pelo público nas enquetes poderão receber apenas 1 ponto de bonificação nas etapas.
5.9 Não será permitido qualquer tipo de acordo entre os participantes durante a fase final do concurso. Tanto os prêmios quanto o título do concurso serão intransferíveis.

Acesse outros concursos

6. DA PREMIAÇÃO

6.1 A premiação do II Concurso de Poesia Autores S/A será distribuída da seguinte forma:

1º colocado: Uma quantia de 400,00 (quatrocentos reais) em dinheiro; 1 Troféu; 1 Assinatura, de seis meses, da revista Metáfora; 1 Caricatura (do poeta vencedor) e publicação de 3 poemas do concurso no site Mundo Mundano.

2º colocado: 1 aparelho de MP5 4GB; 1 Troféu; 1 Assinatura, de dois meses, da revista Metáfora e publicação de 2 poemas do concurso no site Mundo Mundano.

3º colocado: 1 aparelho de celular (Samsung); 1 Troféu; 1 Assinatura, de dois meses, da revista Metáfora e publicação de 1 poema do concurso no site Mundo Mundano.

4º colocado: 1 caderno Moleskine; 1 Assinatura, de dois meses, da revista Metáfora e 1 livro.

5º colocado: 1 Assinatura, de dois meses, da revista Metáfora e 1 livro.

6º colocado: 2 livros.

6.2 Haverá, ao término do concurso, uma postagem que irá celebrar e premiar os melhores poemas do concurso – abarcando os poemas de desde a segunda fase da pré-seleção. Será a premiação extra, que será dividida em categorias. São elas:

a) Melhor poema
b) Melhor título
c) Melhor verso
d) Melhor estrofe
e) Melhor criatividade
f) Melhor intertextualidade

6.3 O vencedor de cada categoria receberá um (01) livro como premiação e terá seu poema publicado no Portal Cronópios.
6.4 Durante o certame, serão sorteados prêmios entre os participantes.
6.5 Todos os prêmios serão devidamente enviados, por Correios, após o término do concurso.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 Durante todo o período do concurso, o espaço do blog Autores S/A ficará reservado unicamente para o recebimento de textos concernentes ao concurso de poesia.
7.2 Ao fazer a inscrição, o autor estará concordando com as regras do concurso, inclusive autorizando a publicação da obra no blog Autores S/A. O autor responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei dos Direitos Autorais.
7.3 Os participantes serão prontamente avisados sobre a classificação ou a não classificação para a fase seguinte logo ao término da pré-seleção.

Dúvidas? Entre em contato conosco:
E-mails: poesiaautoressa@gmail.com ou lohanlp@yahoo.com.br
Ou pelo link : dúvidas, logo abaixo do formulário de inscrição para o concurso.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (INSCREVA-SE AQUI!)

II Concurso de Poesia Autores S/A
Realização: Blog Autores S/A (http://autoressa.blogspot.com)
Idealizador: Lohan Lage Pignone
Regulamento oficial

*

Fonte: Autores S/A

Concurso Poemas no Ônibus

O presente Regulamento institui normas para o procedimento do Concurso Poemas no Ônibus e no Trem/Edição 2012, observadas as disposições da Lei 8666/93, no que couber.

1. DA FINALIDADE:
Estimular e divulgar, de forma abrangente, a produção poética. Para tanto, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), através da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a Companhia Carris Porto-Alegrense, a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A – Trensurb, propõem a 21ª edição do Concurso Poemas no Ônibus e 9ª edição do Poemas no Trem, que selecionará até 50 (cinquenta) poemas, de acordo com a demanda por parte das empresas de transporte coletivo, para veiculação na frota de ônibus de Porto Alegre e nos trens da Empresa Trensurb, ressaltando a soberania do Júri na seleção dos mesmos.

2. DA ORGANIZAÇÃO:
O concurso será organizado pela PMPA, através da Secretaria Municipal da Cultura.

3. DA INSCRIÇÃO:
3.1. As inscrições podem ser feitas de 02 de abril a 18 de maio de 2012, e podem ser feitas de três formas:
3.1.1. INSCRIÇÃO NA COORDENAÇÃO DO LIVRO E LITERATURA (CLL): cada candidato deverá entregar 06 (seis) cópias do trabalho inscrito e trazer os dados para preencher sua ficha de inscrição (anexo 1). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Coordenação do Livro e Literatura / Editora da Cidade (Av. Erico Verissimo, 307 – Bairro Menino Deus. Porto Alegre – RS).
3.1.2. INSCRIÇÃO PELO CORREIO: cada candidato deverá enviar 06 (seis) cópias do trabalho inscrito e a ficha de inscrição preenchida (anexo 1). A postagem deverá ser efetuada até o dia 18 de maio (será considerada a data do carimbo dos Correios), para o seguinte endereço:
Concurso Poemas no Ônibus e no Trem Edição 2012
Coordenação do Livro e Literatura
Av. Erico Verissimo, 307, Bairro Menino Deus
Porto Alegre / RS CEP: 90160-181

A confirmação da inscrição pode ser feita pelo telefone 0xx 51 3289.8074 ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br

3.1.3. INSCRIÇÃO PELA INTERNET: cada candidato poderá inscrever APENAS um poema, sob pena de anulação, que deverá ser enviado em formato Word junto com a ficha de inscrição, disponível no site da Prefeitura, preenchida com todos os dados solicitados nela: nome completo, endereço completo, telefone para contato, e-mail, profissão, como ficou sabendo do concurso, título do trabalho. Se não houver título, o autor deverá identificar o poema com o primeiro verso.
As inscrições só poderão ser feitas até às 18h (horário de Brasília) do dia 18 de maio, depois desse horário, o acesso será bloqueado. Se por ventura o sistema aceitar o ingresso de inscrição, a mesma não será considerada válida após o horário estipulado acima. Os trabalhos inscritos no site serão impressos pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa).
A confirmação da inscrição pode ser feita pelo telefone 0xx 51 3289.8074 ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br.

IMPORTANTE: Cada participante só poderá realizar uma única inscrição pela internet, mais de uma implicará na desclassificação automática do candidato no concurso.

ATENÇÃO: quando for feito o anexo do arquivo do poema, o mesmo deverá conter apenas o poema e título, se houver.

Siga @benfazeja
mantenha-se atualizado!

3.2. As inscrições SOMENTE serão efetivadas mediante a entrega do poema de acordo com as seguintes regras:

3.2.1. cada candidato poderá inscrever somente 1 (hum) único poema que deve ser inédito; entende-se como inédito o poema nunca antes publicado em QUALQUER veículo, seja impresso ou eletrônico (sites, blogs, etc).
3.2.2. o poema deverá ter no máximo 14 (quatorze) versos (linhas), em Língua Portuguesa;
3.2.3. entregar 06 (seis) cópias do poema, quando efetuada a inscrição na CLL ou pelo Correios. A inscrição pela Internet obedecerá outra norma.
3.2.4 não serão aceitas cópias manuscritas; os poemas inscritos deverão ser entregues datilografados ou digitados em folha de papel A4 ou ofício, em fonte 12, espaçamento de linha 1,5, no formato vertical e sem imagens, contendo no máximo 45 toques cada verso. Leia-se toque qualquer tecla acionada no teclado no ato da digitação do texto: pontuação, espaço, etc. Não serão aceitas inscrições de poemas no formato horizontal da folha.
3.2.5 em cada cópia constará, além do poema, APENAS o título do trabalho.
3.2.6 no caso de inscrições pelos Correios e/ou pessoalmente, NÃO serão aceitos trabalhos que não estiverem estritamente de acordo com este REGULAMENTO e, em envelope anexo, o candidato deverá enviar a ficha de inscrição (anexo 1) preenchida com todos os dados solicitados:

• Nome completo.
• Endereço completo;
• Telefone para contato;
• E-mail, se houver;
• Profissão;
• Como ficou sabendo do concurso e por que está participando;
• Título do trabalho; se não houver título, o autor deverá identifica-lo com o primeiro verso.

3.3. A organização do concurso não se responsabiliza por eventuais problemas de revisão de poemas cuja ficha de inscrição não apresente os dados completos (artigo 3.2.6)

3.4. Os poemas enviados que não estiverem de acordo com o REGULAMENTO terão automaticamente suas inscrições invalidadas.

3.5. As inscrições que não estiverem de acordo com o REGULAMENTO serão automaticamente invalidadas.

Obs: Caso ocorra qualquer problema na inscrição do candidato pela internet , em hipótese alguma deverá ser enviado um novo trabalho, isso implicará numa nova inscrição, não permitida pelo REGULAMENTO. Neste caso, o participante deve procurar a organização do concurso pelos contatos: 51 3289.8074 ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br

4. DA PARTICIPAÇÃO:
O Concurso é aberto a todos os interessados, exceto aos funcionários da PMPA, de acordo com a LC 133/85 (CC´s, estagiários, terceirizados e funcionários de autarquias), e dos parceiros da ATP, Carris e Empresa Trensurb. Essa exceção não se aplica aos aposentados.
Os trabalhos inscritos não serão devolvidos.
O ato da inscrição de todos os trabalhos implica automaticamente na cessão dos direitos autorais para publicação (adesivos, coletânea Poemas no Ônibus e no Trem e meios eletrônicos) ou utilização em qualquer outra forma de veiculação do Projeto, sempre que assim for decidido pela SMC.

Acesse outros concursos

5. DA SELEÇÃO:
5.1. A Secretaria Municipal da Cultura, através da Coordenação do Livro e Literatura (CLL), designará um júri composto por 5 (cinco) pessoas representativas da área da literatura, nomeado pelo Secretário Municipal da Cultura através de Portaria. A este júri confere-se o poder soberano de seleção de até 50 poemas.

5.2. A decisão do Júri é soberana e estará alicerçada por critérios que balizem sua escolha seja pela originalidade e qualidade literária e poética.

5.3. A arte gráfica da matriz onde o poema será impresso é elaborada por uma equipe especializada e, uma vez inscrito o poema, o autor concorda com essa condição, isentando-se de qualquer questionamento quanto à apresentação gráfica da matriz. OBS: a disposição visual do poema será mantida tal qual o autor inscreveu no concurso.

5.4. O corpo de jurados receberá a título de cachê pelo trabalho de seleção dos poemas o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) a cada jurado.

6. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO:
O resultado do Concurso será divulgado durante o mês de setembro de 2012, e pode ser conhecido através do telefone 156 (número de informações da PMPA), do site da PMPA (www.portoalegre.rs.gov.br, entrar em Secretarias, clicar em Cultura, depois em Literatura e Poemas no Ônibus) e terá publicação no Diário Oficial de Porto Alegre e em jornal de grande circulação na Cidade.
Os autores selecionados serão avisados por telefonema ou e-mail, em momento oportuno. A coletânea dos poemas selecionados/2012 será lançada na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre.

7. DOS RECURSOS:
7.1.Os interessados poderão impugnar este Edital/Regulamento até 05 (cinco) dias úteis antes da abertura das inscrições com base na Lei 8666/93, artigo 41. Os pedidos de impugnação devem ser protocolados na Coordenação do Livro e Literatura (haverá formulário específico a ser preenchido no local), mesmo endereço das inscrições. Perderá o direito de impugnar o presente Regulamento quem não o fizer no prazo previsto. Os inscritos, portanto, estarão, automaticamente, em concordância com os termos deste Regulamento.

7.2 Da decisão da Organização do Concurso que inabilitar as inscrições apresentadas, em razão de documentos exigidos ou apresentados em desconformidade com o exigido, caberá recurso administrativo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da publicação do resultado no DOPA e protocolados na Coordenação do livro e Literatura. O recurso apresentado será julgado no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis.

8. DA PREMIAÇÃO:
O prêmio aos selecionados será a veiculação dos poemas nos ônibus de Porto Alegre e trens da Trensurb, e a edição e lançamento de livro com os poemas selecionados, mais uma cota de livros equivalente 30% do total da edição, valor a ser dividido entre os autores selecionados a título de quitação de direitos autorais.

9. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA:
As despesas decorrentes do presente Concurso correrão por conta da dotação orçamentária n° 1003.2429.339036.

10. DAS OUTRAS DISPOSIÇÕES:
A inscrição dos trabalhos neste concurso implica conhecimento integral dos termos do presente Regulamento. Casos omissos serão resolvidos pela SMC, observada a legislação pertinente.

11. DO CRONOGRAMA:
11.1 Inscrições: de 02 de abril a 18 de maio de 2012.
11.2 Seleção: primeira quinzena de agosto de 2012.
11.3. Divulgação do resultado: segunda quinzena de agosto de 2012.
11.4. Lançamento do livro: em dia a confirmar, durante a 58ª Feira do Livro de Porto Alegre.

INFORMAÇÕES e obtenção do inteiro teor do Regulamento.

Coordenação do Livro e Literatura
Centro Municipal de Cultura
Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues
(Av. Erico Verissimo, 307; CEP: 90.160-181)
e-mail: poemasonibus@smc.prefpoa.com.br;
www.portoalegre.rs.gov.br/smc
Telefone: 0xx 51 3289 8074
Horário: das 09h às 12h e das 14h às 18h.

Porto Alegre, ……..2012.

Sergius Gonzaga
Secretário Municipal da Cultura

*

Fonte: Secretaria Municipal da Cultura – Porto Alegre

Antologia “Malditas – As casas têm atmosfera”

Regulamento:
Das Inscrições

a) Poderão se inscrever autores de qualquer estado ou país, desde que os textos sejam enviados em língua portuguesa.
b) Menores de idade podem se inscrever, desde que enviados os documentos dos responsáveis (caso sejam aprovadas).
c) As inscrições, assim como a participação, em caso de aprovação dos textos, são gratuitas. Não haverá também, a obrigatoriedade de aquisição de exemplares, nem mesmo por consignação.

Das Regras para o Texto

a) Os textos deverão, obrigatoriamente, seguir o tema proposto pela apresentação da antologia, que se encontra no site da Editora Estronho.
b) Os textos deverão ter um limite de 35.000 caracteres (contando espaços). Textos acima desse limite serão eliminados automaticamente, sem aviso por parte do organizador.
c) Serão aceitos apenas textos inéditos, ou seja, sem publicações em papel. Poderão ser aceitos textos publicados na internet, desde que o autor concorde em retirá-lo do ar, durante o processo de seleção.
d) Cada autor poderá enviar quantos textos quiser, porém, apenas um conto por autor será publicado. No caso de mais de um conto passar na seleção, o organizador poderá (não obrigatoriamente) solicitar ao autor que escolha o conto a ser inserido na antologia.
e) Serão aceitos textos em coautoria, porém contará apenas como UMA participação.

Siga @benfazeja
mantenha-se atualizado!

Do Envio do Material

a) As inscrições vão até 20 de maio de 2012.
b) A submissão dos textos deverá ser feita através do formulário de inscrições (http://editora.estronho.com.br/index.php/envio-de-contos).
Fique atento ao preenchimento dos campos, principalmente no que se refere à antologia escolhida.
c) Se o autor quiser enviar mais de um conto, deverá fazê-lo através de submissões separadas, independente dos contos serem destinados a seleção de um mesmo volume, ou volumes separados.
d) No ato da inscrição o autor receberá um e-mail de confirmação do recebimento do seu texto. Porém, esta confirmação não garante a seleção do texto ou sua aceitação de acordo com as regras.

Da Seleção

a) Os textos serão selecionados pelo organizador da antologia, que poderá se valer de leitores beta, por ele escolhidos.
b) Não serão dados pareceres sobre os textos que não forem selecionados, no que se diz respeito a critérios de seleção. Apenas observações sobre não cumprimento das regras poderão (não sendo obrigatório) ser comunicadas aos autores.
c) Não contarão pontos a favor, nem contra, publicações anteriores ou bagagens literárias de qualquer natureza, por parte das autoras. O objetivo da antologia é reunir autoras com textos de qualidade, não importando se iniciantes ou se possuem experiência. O que será analisado é o texto enviado e não o currículo do participante.
d) Serão selecionados até 12 (doze) textos.

Do Resultado

a) O resultado da seleção será divulgado até dia 20 de junho de 2012, através do site da Editora Estronho, do Twitter e do Facebook. Os autores selecionados receberão e-mails informando-as da sua aceitação na antologia, após a divulgação na internet.
b) Autores não selecionados para essa antologia NÃO receberão e-mails sobre a seleção.
c) Caso haja insuficiência de dados de um autor, para confecção dos contratos de publicação, desistência de participação ou comprovação de não ineditismo da obra enviada, mesmo depois da divulgação do resultado, poderá haver troca de nomes na lista de selecionadas.

Acesse outros concursos

Dos Valores, Direitos Autorais e Forma de Publicação

a) Mesmo depois de selecionado, o autor não pagará nenhuma taxa para participar da
antologia. Também não será exigido do autor que adquira nenhum exemplar da antologia, nem
mesmo por consignação. A compra dos exemplares, por parte dos autores é 100% opcional, e neste
caso serão concedidos descontos especiais a serem divulgados na ocasião da comercialização.
b) Os direitos autorais serão pagos na forma de 2 (dois) exemplares da antologia (para cada
800 exemplares impressos).
c) A publicação se dará com uma pequena tiragem inicial para o evento de lançamento e
distribuição de exemplares para os participantes. A partir daí, serão feitas impressões sob demanda, ou seja, à medida que forem feitos os pedidos via internet e/ou livrarias que estarão comercializando a antologia.
d) Os autores que quiserem comprar uma quantidade maior de exemplares, para revenderem
ou presentearem, terão descontos maiores e deverão negociar com antecedência diretamente com a
editora.

Da divulgação

a) A editora e o(s) organizador(es) poderão e deverão utilizar os nomes dos autores
convidados e selecionados, para divulgar a obra, antes e depois de sua publicação.
b) Poderão ser solicitadas fotos e declarações dos autores (não sendo obrigatório) para que
possamos produzir material de divulgação e/ou matérias e entrevistas em blogs e sites especializados.
c) Os autores selecionados poderão ajudar na divulgação, bastando para isso, pegar material
apropriado no site da antologia.
Quaisquer dúvidas a respeito do regulamento ou de outras questões ligadas a esta antologia,
entrem em contato pelo e-mail antologias@estronho.com.br.

Outros Dados:
Sinopse

O tema casas desperta enorme interesse em alguns autores. Principalmente em quem escreve terror e horror. Muitos já criaram histórias extraordinárias nesses locais, como Jay Anson em Horror em Amityville e 666 – O Limiar do Inferno; Richard Matheson em Hell House; Shirley Jackson em A Assombração da Casa da Colina; e tanto outros…

Um assunto tão repleto de simbolismo, magia, crueldade…

Então proponho aos autores que se aventurarem, numa época passada, pelos cômodos de uma casa, que depois de muito tempo abandonada, pessoas chegam para habitá-la… Nada de bom escondem essas paredes, lembrem-se que casas têm atmosfera, guardam nelas o passado e quando menos se espera, ele volta e presenteia os moradores com as atrocidades cometidas algum dia e, por motivos explicados, manipulam essas pessoas, que sofrem toda sorte de pesadelos reais.

Os autores devem criar contos que tenham o medo, o horror, o terror, numa narração rica, ao estilo dos autores clássicos do gênero, que façam os leitores evitar o livro à noite. Contem as suas versões da casa. Sejam cruéis.

*

Fonte: Editora Estronho

Prémio Literário Nacional Dias de Melo

DIAS DE MELO aborda nos seus livros, como Vitorino Nemésio, a profunda insularidade açoriana, desenvolvendo os seus romances no Sul da ilha do Pico, em tempos de baleeiros, com o mar omipresente.

É a extraordinária dimensão literária de um dos maiores escritores açorianos, o maior da literatura baleeira, que justifica a promoção do Prémio Literário Nacional Dias de Melo que tem um significado de grande prestígio para a Literatura Açoriana:

Curta e mantenha-se atualizado!

Acesse outros concursos

1. O Prémio Literário Nacional Dias de Melo, promovido pela Câmara Municipal das Lajes do Pico e pela Veraçor Editores, destina-se a galardoar, bienalmente, uma obra inédita ou editada no ano anterior, nas categorias de romance, novela, conto, crónica ou poesia, escrita em Língua Portuguesa.

2. O júri é composto por cinco personalidades de reconhecido mérito no âmbito cultural: Isabel Pires de Lima, Daniel de Sá, Luís Fagundes Duarte, Manuel Tomás e Maria de Jesus Maciel.

Siga @benfazeja

mantenha-se atualizado!

3. Cada obra a concurso deverá ser enviada para a Câmara Municipal até ao dia 30 de Maio.

4. O valor monetário a atribuir ao Prémio Literário Nacional Dias de Melo é de 5.000€, sendo a obra publicada pela Veraçor Editores.

5. O prémio será anunciado na abertura oficial da Semana dos Baleeiros.

texto Fonte: Câmara Municipal das Lajes

VIII Prêmio Literário Valdeck Almeida De Jesus

1 – O Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus visa estimular novas produções literárias e é dirigido a candidatos de qualquer nacionalidade, residentes no Brasil ou no exterior, desde que seus trabalhos sejam escritos em língua portuguesa.

2 – As inscrições acontecem de 01 de janeiro de 2012 a 30 de maio de 2012, através do e-mail valdeck2007@gmail.com (crônicas, artigos e resenhas de até 50 linhas, minibiografia de até cinco linhas, endereço completo, com CEP e fone de contato e DDD).

Curta e mantenha-se atualizado!

Os textos devem vir DENTRO do corpo do e-mail e anexados em formato Word. Inscrições incompletas serão desclassificadas. Vale a data de postagem no e-mail. NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES PELOS CORREIOS.

3 – A obra não precisa ser inédita e deve versar sobre a vida e/ou obra Jorge Amado. Serão aceitos, também, textos sobre escritores e poetas malditos, esquecidos, não editados há muitos anos, sejam de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Serão aceitas, também, redações sobre temas africanos, Copa do Mundo de Futebol de 2014 e sobre escritores de outras partes do mundo, desde que os textos sejam escritos em língua portuguesa. Cada autor responderá perante a lei por plágio, cópia indevida ou outro crime relacionado ao direito autoral. A inscrição implica concordância com o regulamento e cessão dos direitos autorais apenas para a primeira edição do livro, bem como autorização para divulgar o nome e/ou imagem do autor em qualquer meio de comunicação.

Acesse outros concursos

4 – Uma equipe de escritores faz a seleção de apenas um texto por autor. A premiação é a publicação do texto selecionado em livro, em até seis meses do encerramento das inscrições. Sugere-se que os escritores selecionados criem um blog gratuito ou usem seus blogs pessoais, após a divulgação do resultado do concurso, para dar visibilidade ao trabalho de todos os participantes. Os casos omissos serão decididos soberanamente pela equipe promotora. Os textos podem receber correções, conforme o Novo Acordo Ortográfico. Serão eliminados do concurso os autores que não responderem aos e-mails da comissão para aprovação/desaprovação das correções.

5 – O autor que desejar adquirir exemplares do livro deverá fazê-lo diretamente com a editora ou com o organizador do prêmio. Os primeiros dez classificados receberão um exemplar gratuitamente. Os demais podem receber, a critério da organização do evento e da disponibilidade de recursos financeiros.

Siga @benfazeja mantenha-se atualizado!

MODELO DE FICHA DE INSCRIÇÃO:

Paulo Pereira dos Santos
Rua Santo André, 40 – Edf. Pedra – Apt. 201
35985-999 – Portão
Belo Horizonte-MG
(31) 3366-9988, 8877-8999

Modelo de minibiografia:

Paulo Pereira dos Santos é natural de Santana-PB. Escritor, poeta e jornalista, tem dois livros publicados: “Antes de tudo” e “Até amanhã”. Participa de cinco antologias de poesias. Graduado em comunicação social. Menção honrosa em diversos concursos de poesia. Tem dois livros no prelo e pretende lançá-los em 2012.

Projeto publicado no site do PNLL do Ministério da Cultura

Lançamentos:

1ª Antologia: Bienal do Livro da Bahia, em abril/2005 E 2007;
2ª Antologia: III Corredor Literário da Paulista, em outubro/2007;
3ª Antologia: Na 20ª Bienal do Livro de São Paulo e na 3ª Feira do Livro de Sergipe, em 2008 e na 9ª Bienal do Livro da Bahia;
4ª Antologia: Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em setembro de 2009 e no Espaço Castro Alves, num grande shopping da Bahia;
5ª Antologia: Bienal do Livro de São Paulo, em 21.08.2010;
6ª Antologia: Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 03.09.2011 e 02.11.2011 na 10ª Bienal do Livro da Bahia;
7ª Antologia: Bienal do Livro do São Paulo, em agosto de 2012;

MAIS INFORMAÇÕES:

VALDECK ALMEIDA DE JESUS
TEL: (71) 8805-4708
E-MAIL: VALDECK2007@GMAIL.COM
Site do Organizador: WWW.GALINHAPULANDO.COM

Fonte: Galinha Pulando

Concurso de contos Rota das Letras

Macau foi ao longo de séculos terreno fértil para a criação literária. Por cá passaram – e sobre este lugar escreveram – variados homens e mulheres de letras. O concurso de contos que agora se apresenta pretende ajudar a revitalizar o acto de escrever sobre Macau – em chinês, português e inglês.

O concurso de contos Rota das Letras receberá trabalhos nos três idiomas e terá como júris finais os escritores Su Tong (Chinês), José Luís Peixoto (Português) e Xu Xi (Inglês). Serão eles a decidir os vencedores.

1. Destinatários

a) O concurso destina-se a todos as pessoas, sem qualquer constrangimento de idade, de nacionalidade ou de residência.
b) Os familiares directos dos membros da organização e dos membros do júri não poderão concorrer, bem como todas as pessoas ligadas ao jornal Ponto Final, à Sociedade de Artes e Letras e à organização do festival Rota das Letras.

2. Apresentação dos contos

a) Todos os contos devem ter Macau como pano de fundo, como tema. Devem ser de alguma forma sobre Macau.
b) Cada concorrente pode enviar um máximo de dois contos. Os trabalhos devem ser inéditos e podem ser apresentados em chinês, português ou inglês.
c) Os textos devem ter um limite máximo de cinco mil palavras em português e inglês, e de dez mil palavras em chinês.

3. Prazo e envio

a) Os trabalhos a concurso deverão ser entregues nas instalações do jornal Ponto Final (Avenida do Infante D. Henrique, N. 43-53A, Edifício Macau Square, 13K,) até às 20h do dia 31 de Maio de 2012.
b) Os trabalhos enviados por correio devem conter o carimbo com data de expedição anterior a 31 de Maio de 2012.
c) Os trabalhos devem ser entregues dentro de um envelope fechado, contendo no exterior a inscrição “Concurso de Contos Rota das Letras”.
d) Os participantes devem colocar quatro cópias de cada conto em formato A4 no interior do envelope. O texto deve estar formatado em corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e fonte Arial, no caso dos contos em português e inglês, e em fonte SimSun, no caso dos contos em chinês. Os concorrentes devem ainda colocar no interior do envelope uma fotocópia de um qualquer documento de identificação.

Acesse outros concursos

4. Júri do concurso

a) O júri do concurso será constituído, numa primeira fase, por um grupo de pessoas convidadas pela organização da Rota das Letras e por membros da organização do festival. Será estabelecido um júri para o concurso em cada uma das línguas. Esta primeira comissão fará uma pré-selecção de cinco textos, que serão depois colocados à consideração dos júris finais. Su Tong (chinês), José Luís Peixoto (português) e Xu Xi (inglês) são os três escritores que seleccionarão os vencedores.
b) O júri reserva-se o direito de não escolher qualquer vencedor caso os trabalhos apresentados não tenham a qualidade desejada ou não estejam de acordo com o âmbito e temática do concurso.

Siga @benfazeja
mantenha-se atualizado!

5. Prémio

a) Os contos vencedores (um em cada uma das línguas) serão traduzidos nos restantes idiomas e publicados em livro a apresentar na próxima edição da Rota das Letras. O livro, com edições em chinês, português e inglês, reunirá os contos sobre Macau escritos pelos autores convidados para a primeira edição do festival. Os vencedores do concurso verão assim as suas obras publicadas ao lado de nomes como os próprios escritores júris do concurso e outros como Jade Y. Chen e José Rodrigues dos Santos.

6. Disposições Finais

a) A participação no concurso implica a aceitação integral deste regulamento.
b) Todas as informações estão disponíveis em www.rotadasletras.org
c) Os trabalhos apresentados a concurso não serão devolvidos aos seus autores.
d) A Rota das Letras reserva-se o direito de publicar, na versão original e traduzidos, os trabalhos distinguidos no concurso. Os direitos de autor para a primeira publicação (em publicações periódicas e em livro) pertencem ao editor e os subsequentes aos respectivos autores.

*

Fonte: Organizador

Prémio Almeida Firmino

SECÇÃO I
CLÁUSULA 1.ª
INTRODUÇÃO

A Câmara Municipal de São Roque do Pico, através do Pelouro da Cultura, organiza bienalmente um Concurso Literário para a atribuição do Prémio “Almeida Firmino” para prestar uma homenagem ao autor e como forma de promover a criação literária e o gosto pela escrita. O concurso abrange obras de ficção inéditas, nomeadamente, romances, novelas ou contos.

SECÇÃO II
DISPOSIÇÕES GERAIS
CLÁUSULA 2.ª
OBJETIVOS
São objetivos deste concurso:
a) criar e/ou consolidar hábitos de escrita;
b) criar e/ou consolidar hábitos de leitura;
c) promover a escrita criativa/valorizar a expressão literária;
d) divulgar autores portugueses e aspetos relativos à cultura literária;
e) valorizar a Cultura.

CLÁUSULA 3.ª
ENTIDADE PROMOTORA
A entidade promotora é a Câmara Municipal de São Roque do Pico – Pelouro da Cultura.

CONCURSO LITERÁRIO DE SÃO ROQUE DO PICO
PRÉMIO ALMEIDA FIRMINOPRÉMIO ALMEIDA FIRMINO
REGULAMENTO EDIÇÃO 2012

Câmara Municipal de São Roque do Pico Alameda 10 de Novembro de 1542 9940-353 São Roque do Pico Tel 292 64 87 00 Fax 292 64 87 09 E-mail cmsrp@mail.telepac.pt

Acesse outros concursos

CLÁUSULA 4.ª
OBJECTO
Este concurso destina-se a promover e a consolidar hábitos de leitura e de escrita criativa, através de uma atividade que estimule um envolvimento efetivo da população.

CLÁUSULA 5.ª
DESTINATÁRIOS
1.º O concurso destina-se a pessoas que não tenham ainda nenhum livro publicado na área da Literatura.

2.º Poderão participar no Concurso Portugueses natos ou naturalizados e estrangeiros cuja situação de permanência no País esteja devidamente legalizada e com residência comprovada em Portugal há mais de 2 (dois) anos, aquando da abertura da candidatura do concurso.

3.º O participante assumirá o compromisso de conhecer e cumprir este Regulamento e acatar as decisões adotadas pelo Pelouro da Cultura, entidade responsável pelo planeamento, coordenação e direção do Concurso.

CLÁUSULA 6.ª
PRÉMIOS
1.º O valor do prémio é de 1 750,00 € (mil, setecentos e cinquenta euros).

2.º A divulgação do vencedor e a cerimónia de entrega do prémio decorrerão a 10 de novembro, na data da comemoração da Elevação da Freguesia de São Roque a Concelho.

3.º O nome do vencedor será publicado no site da Câmara Municipal de São Roque do Pico (www.municipalsrp.pt) nos cinco dias úteis a seguir à cerimónia de entrega do prémio.

4.º Apenas o premiado será notificado por ofício ou por telefone.PRÉMIO ALMEIDA FIRMINO
REGULAMENTO EDIÇÃO 2012
Câmara Municipal de São Roque do Pico Alameda 10 de Novembro de 1542 9940-353 São Roque do Pico
Tel 292 64 87 00 Fax 292 64 87 09 E-mail cmsrp@mail.telepac.pt

SECÇÃO III
DISPOSIÇÕES ESPECÍFICAS
CLÁUSULA 7.ª
ENTREGA DOS TRABALHOS

1.º Os trabalhos a concurso deverão ser entregues, em mão ou via correio, até às 16h30 do dia 31 de maio de 2012.
a) Em mão: na Secção Administrativa e Financeira da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Alameda 10 de novembro de 1542, freguesia e concelho de São Roque do Pico, durante o horário de expediente – de segunda a sexta-feira das 8h30 – 16h30.
b) Via correio: através de carta registada, com aviso de receção, dirigida ao Sr. Vereador do Pelouro da Cultura – Câmara Municipal de São Roque do Pico, Alameda 10 de novembro de 1542, 9940-353 São Roque do Pico.

2.º Os trabalhos deverão ser enviados ou entregues em envelope fechado, com indicação do concurso e inscrição do pseudónimo no espaço destinado ao remetente.

3.º Não serão aceites trabalhos cuja data do carimbo dos correios seja posterior à data limite.

CLÁUSULA 8.ª
RECEÇÃO DOS TRABALHOS

1.º Os trabalhos entregues em mão na Secção Administrativa e Financeira da Câmara Municipal de São Roque do Pico serão numerados por ordem de entrega.

2.º As propostas enviadas por correio, registadas com aviso de receção, serão encaminhadas internamente para o sector da Cultura, sendo-lhes atribuído o número de entrada correspondente.

CLÁUSULA 9.ª
SOBRE O TRABALHO
1.º Podem ser apresentados trabalhos coletivos.

2.º Cada candidato só pode apresentar um trabalho.

3.º As imposições técnicas são as seguintes:

a) Conto: O texto deverá constituir uma coletânea de contos, ter, no máximo, 60 páginas A4, numeradas, (incluindo ilustrações, se as houver), com espaçamento duplo entrelinhas e com tipo de letra Times New Roman, tamanho 12;
b) Novela: O texto deverá ter, no máximo, 60 páginas A4, numeradas, com espaçamento duplo entre linhas e com tipo de letra Times New Roman, tamanho 12;PRÉMIO ALMEIDA FIRMINO REGULAMENTO EDIÇÃO 2012 Câmara Municipal de São Roque do Pico Alameda 10 de Novembro de 1542 9940-353 São Roque do Pico Tel 292 64 87 00 Fax 292 64 87 09 E-mail cmsrp@mail.telepac.pt
c) Romance: O texto deverá ter, no máximo, 80 páginas A4, numeradas, com espaçamento duplo entre linhas e com tipo de letra Times New Roman, tamanho 12;

4.º Os textos deverão ser impressos em triplicado, devidamente encadernados, e colocados em envelope onde deverá constar igualmente um CD, contendo o texto em formato Microsoft Word for Windows (.DOC). No interior deste envelope deverá ser colocado outro envelope menor, lacrado, contendo uma folha com as indicações pessoais (nome, morada, profissão, número de telefone/telemóvel e data de nascimento) do(s) candidato(s).
No exterior de ambos os envelopes, no remetente, assim como na capa do CD, deve constar apenas o pseudónimo com que se assinou o texto;

5.º Nas folhas do trabalho não pode constar qualquer indicação sobre o concorrente,
sob pena de este vir a ser excluído.

CLÁUSULA 10.ª
PREPARAÇÃO PARA A APRECIAÇÃO DOS TRABALHOS

1.º Os trabalhos a avaliar não podem conter indicações pessoais do concorrente.

2.º Cinco dias úteis após o término do prazo de entrega, proceder-se-á à abertura de todos os envelopes, sendo colocado o número atribuído no ato de entrega, constante do envelope, nos respetivos trabalhos.

3.º Os envelopes com a identificação do concorrente serão guardados em instalações de uso exclusivo ao secretariado do concurso.

4.º Uma vez apurado o vencedor, só será aberto o sobrescrito relativo ao autor premiado, sendo os restantes destruídos.

CLÁUSULA 11.ª
CRITÉRIOS DE APRECIAÇÃO

Os critérios de apreciação serão os seguintes:
a) criatividade/inovação;
b) qualidade literária;
c) organização;
d) coerência e coesão do texto;
e) obediência às características do género em questão.PRÉMIO ALMEIDA FIRMINO
REGULAMENTO EDIÇÃO 2012 Câmara Municipal de São Roque do Pico Alameda 10 de Novembro de 1542 9940-353 São Roque do Pico Tel 292 64 87 00 Fax 292 64 87 09 E-mail cmsrp@mail.telepac.pt

Siga @benfazeja
mantenha-se atualizado!

CLÁUSULA 12.ª
JÚRI
1.º O Júri será constituído por três elementos convidados pela Autarquia, sendo um Professor da  universidade dos Açores e outro da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico.

2.º Os membros do Júri não podem concorrer.

3.º As reuniões são secretas, deliberando com total independência e autonomia.

4.º Das decisões do Júri não haverá recurso.

5.º Caso os trabalhos não apresentem qualidade, o Júri reserva-se o direito de não
atribuir prémio.

6.º Os membros do Júri não terão acesso aos dados pessoais, cabendo ao secretariado do concurso zelar pela manutenção do sigilo durante todo o processo de apreciação
e avaliação dos trabalhos.

CLÁUSULA 13.ª
DIREITOS INTELECTUAIS/DIREITOS DE AUTOR

1.º Só poderão ser submetidos a concurso textos inéditos, pelo que qualquer indício de plágio (ou de anterior publicação, parcial ou integral, do texto) será punível com a desqualificação do trabalho.

2.º Os concorrentes não premiados, interessados em reaver os seus trabalhos, poderão proceder ao seu levantamento, mediante requisição, por escrito, e apresentação do BI, ou através do envio de envelope verde dos CTT, contendo fotocópia do BI e carta de pedido de devolução, com a respetiva identificação do trabalho. Este pedido deverá ser feito junto dos Serviços Administrativos e Financeiros da Câmara Municipal de São Roque do Pico, nos 30 dias posteriores à divulgação do prémio, após o que serão destruídos os trabalhos.

CLÁUSULA 14.ª
DIREITOS DE UTILIZAÇÃO

1.º Os autores autorizam a divulgação e utilização, de forma gratuita, dos trabalhos em toda e qualquer atividade promovida pela Câmara Municipal de São Roque do Pico.

2.º O facto de ser atribuído prémio não obriga a Câmara Municipal a publicar a obra.

3.º Caso a Autarquia entenda proceder à publicação da obra, as condições da 1.ª edição serão as estabelecidas pela mesma entidade.

4.º Posteriores edições ficarão sujeitas a acordo entre o (s) autor (s) e a Autarquia.CLÁUSULA 15.ª
CASOS OMISSOS

Os casos omissos serão solucionados pelo responsável do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de São Roque do Pico.

*

Fonte: Organizador

BACK