Prêmio Buriti 2012

EDITAL E FICHA DE INSCRIÇÃO

** PRORROGADO ATÉ 20/08

Objetivo: estimular a criação literária em língua portuguesa e ajudar novos autores a publicar suas obras.
Abrangência:nacional

Categoria:Adulto-maiores de 18 anos

Modalidades: conto, crônica e poesia

Inscrições: de 15 de Abril a 1º de Agosto de 2012* (Prorrogado até 10 de Agosto).

Permitido enviar apenas uma obra inédita por modalidade.

As obras deverão ter aproximadamente 30 linhas para poesia e 60 linhas para prosa.

Taxa de inscrição:(para despesas de correio)10,00 reais por obra. Enviar cópia do recibo ou cheque nominal junto com o material da inscrição.

Pagamento da inscrição : conta para depósito – Banco do Brasil –agência 4562-4,conta poupança variação1, número 9345-9, ou cheque nominal a Rita Bernadete Sampaio Velosa.

Envio do material para inscrição:

Pelo correio: enviar para 3° CONCURSO LITERÁRIO NAC IONAL PRÊMIO BURITI CRONICONTOS 2012–Caixa Postal 14- CENTRO -CEP 14820-000 –Américo Brasiliense/SP.
1-uma via impressa em papel A4,apenas com título, modalidade e pseudônimo,de cada texto, digitado em times new Roman 12
2-CD contendo a ficha de inscrição e as obras salvas em word.doc
3-cópia do recibo de pagamento ou cheque nominal a Rita Bernadete Sampaio Velosa

Pela internet:enviar para o E-mail: ritavelosa@bol.com.br

Enviar, em anexo, ficha de inscrição, obras apenas com título , modalidade e pseudônimo, mais o recibo digitalizado do pagamento da inscrição.

Premiação: Troféu Buriti e publicação gratuita para o primeiro lugar de cada modalidade. Medalhas para os segundos e terceiros lugares de cada modalidade.Diplomas para as 7 mencões honrosas de cada modalidade.

Haverá posteriormente antologia publicada por adesão.Custo:100,00 por página com direito a três exemplares. Exemplares extras: 30,00 cada. Exemplares restantes serão enviados para bibliotecas de escolas de Ensino Básico e Universidades

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Resultado Final: Em 30 de Outubro e será divulgado pela internet no blogue oficial do concurso e em blogues e sites diversos. Também será enviado e-mail para os participantes premiados.

Organizadora: Rita Bernadete Sampaio Velosa – Jornalista,escritora e ativista cultural. Delegada da UBT, Consulesa de Poetas Del Mundo,Delegada do Clube de Escritores de Piracicaba/SP e Correspondente das Academias de Letras de Cachoeiro do Itapemirim/ES, de Itajubá e Varginha/MG.Sócia do Movimento VIRARTE/RS e Delegada Cultural da ALPAS XXI/RS.

Telefone para contato: (16) 97910024

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:Peço a todos que se inscreveram ou venham a se inscrever neste concurso para que se inscrevam também entre os seguidores deste site,
http://concursoburiticronicontos.blogspot.com.br/ porque assim fica mais fácil a comunicação entre nós.

FICHA DE INSCRIÇÃO NO VERSO

NOME DO AUTOR:________________________________________________

IDADE:______________________________________________

ENDEREÇO:

RUA________________________________________N°_____

BAIRRO:____________________________________________

CIDADE:____________________________________________

CEP:________________________________________________

ESTADO:____________________________________________

TELEFONE:__________________________________________

E-MAIL PARA CONTATO:______________________________

MODALIDADE:

( )POESIA_________TÍTULO:_____________________________________

( ) CONTO_________TÍTULO:_______ ______________________________

( ) CRÔNICA_______TÍTULO:_____________________________________

PSEUDÔNIMO:_________________________________

CITAR COMO TOMOU CONHECIMENTO DO CONCURSO:

( )CORREIO

( )E-MAIL

( )BLOG

( )SITE_________________________CITAR O SITE

( )OUTRO__________________________CITAR

CASO SEJA SELECIONADO PRETENDE PARTICIPAR DA ANTOLOGIA?

( )SIM

( )NÃO

*

Fonte: Organizador

VII Varal de Poesias UNIFAMMA (30/08)

A Faculdade Metropolitana de Maringá promove a sétima edição do VARAL DE POESIAS que tem como propósito promover a aquisição de novos conhecimentos bem como desenvolver a sensibilidade e as capacidades de percepção, abstração e comunicação social, dentre outras. Trata-se de um concurso de poesias de tema, forma e estilo livres que abre espaço para duas formas de participação: comunidade interna (alunos, professores e funcionários da Instituição) e comunidade externa (na qual poderão inscrever-se poetas de todo Brasil e do exterior).

O projeto se realiza no período de 15 de maio a 31 de outubro de 2012 e envolvendo docentes e alunos da Faculdade Metropolitana de Maringá. Todo empenho da comissão organizadora será no sentido de que o Projeto se constitua em mais um espaço de aprendizagem e de desenvolvimento humano proposto e mantido pela IES.

Regulamento do concurso:

Os trabalhos devem ser inéditos;

– Os trabalhos só poderão ser enviados por meio eletrônico, para o endereço http://unifamma.edu.br/inscricao/especial/varal_de_poesias. Após preencher todos os campos ficha de inscrição anexar as poesias identificando-as APENAS pelo pseudônimo.

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– A data de inscrição, online, vai de 15 de maio a 30 de agosto de 2012;

– O poeta poderá inscrever até 5 (cinco) poesias;

– As dúvidas poderão ser esclarecidas pelo endereço eletrônico varaldepoesias@unifamma.edu.br;

Prazo de inscrição: de 15 de maio a 30 agosto de 2012.

Premiação:

– menção honrosa aos trabalhos classificados de 1º ao 10º lugar.

Procedimentos técnicos

O projeto de extensão VII Varal de Poesias compreende quatro etapas:

– da elaboração – em que se busca a participação e o envolvimento de

a) parceiros;

b) da divulgação – em que se torna público o concurso;

c) da seleção – em que se analisa todo o material recebido, a fim de classificar os cinquenta melhores trabalhos (semifinalistas). Para isto, reunir-se-ão professores de língua e literatura portuguesa que, após lerem todos os trabalhos, apontarão as poesias classificadas. Posteriormente, os trabalhos serão enviados, por e-mail, à AML para que a Entidade proceda à seleção das dez poesias finalistas.

d) da premiação – é quando as poesias escolhidas são premiadas em um evento aberto, intitulado “Noite Cultural”, aberto à comunidade em geral.

*

Fonte: Organizador

Mil Poemas para Gonçalves Dias



PROPOSTA
Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias, em 10 de agosto de 1823. Assim, em 2012, ano da comemoração dos 400 anos da fundação da Cidade de São Luís será comemorado também o aniversário de 189 anos do grande poeta maranhense.

O Estado do Maranhão homenageou o poeta com uma tradicional praça na sua Capital, São Luís, mas o povo maranhense necessita cultuar mais a memória e o trabalho daqueles que honram o seu Estado, o seu País, através de trabalhos e ações culturais e científicos.

Isso posto, acredita-se que os festejos do aniversário da fundação da cidade de São Luís podem ser abrilhantados com uma homenagem ao grande poeta maranhense Gonçalves Dias.

A proposta é de poetas locais e de várias partes do mundo, prestarem homenagens escrevendo poesias para Gonçalves Dias; ainda, trabalhos de pesquisa histórica sobre sua vida e obra. A participação é aberta a escritores, poetas, pesquisadores, professores universitários, acadêmicos, e estudantes: universitários, do ensino médio e do ensino fundamental.

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OBJETIVOS

O objetivo é publicar um livro com “MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS” e outro livro com TRABALHOS ACADEMICOS apresentados sobre a vida e obra do Poeta. As obras serão lançadas nos dias de seu aniversário de nascimento (10 de agosto) 2012 -189 anos e (10 de agosto) 2013 – 190 anos, integrando a comemoração dos 400 anos de fundação da cidade de São Luís. Essa homenagem a Gonçalves Dias incluirá também uma série de eventos em São Luís e Caxias, em que estarão envolvidas todas as vertentes da arte, de modo que músicos, atores, dançarinos, artistas plásticos, artesãos, com produções e produtos que lembrem o “clima da época” e tenham como tema a figura do Poeta.

– Conhecer a vida e a obra de Gonçalves Dias e reconhecer a importância das motivações que caracterizam a sua obra, tais como o romantismo, o nacionalismo e dentro deste a valorização dos povos que iniciaram a história do nosso país.

– Apreender a importância do conhecimento e divulgação da vida e obra dos grandes nomes nacionais.

– Compreender a urgência de otimização do potencial criador da criança e adolescente e o papel de mediação da escola e da família e das Instituições culturais nessa perspectiva.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

Organização e Lançamento da Antologia “MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS”
Convocação aos ocupantes das cadeiras patroneadas por Gonçalves Dias em todas as Academias, Associações e similares, existentes em todo o território nacional; poetas brasileiros, de todas as idades, renomados e neófitos (na produção literária); estudantes brasileiros dos vários graus de ensino, poetas estrangeiros para a produção de Poemas em homenagem a Gonçalves Dias.

b. Elaboração de concursos com estudantes dos cursos de Letras das Universidades e Faculdades de São Luís e Caxias assim como, das escolas do Ensino Fundamental e Médio, principalmente aquelas que tem o nome de Gonçalves Dias. Para tal serão realizadas palestras e distribuição de Folder, sobre o autor, em escolas para sensibilização à criação de poesias em homenagem a Gonçalves Dias;

c. Lançamento da Antologia nas cidades de São Luís-MA e Caxias-MA, com leitura de poesias nos lugares significativos da vida do poeta, além de Universidades, Escolas, Teatros, entre outros (a serem definidos pela equipe organizadora do Evento).

Elaboração e apresentação de pesquisas acerca da vida e obra de Gonçalves Dias.

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3. Convocação de Artistas plásticos, cênicos, músicos para criarem obras inspiradas no período vivido por Gonçalves Dias.

Convocação aos artesãos e pequenos empresários interessados na produção de sourvenir com fotos, poesias e temas de Gonçalves Dias e sua época.

4. Leitura de poesias na Praça Gonçalves Dias, em Escolas, Teatros Universidades e outros espaços.

5. Apresentação de concertos e shows com temas da época de Gonçalves Dias.

6. Convite e entregas de comendas a poetas convidados de entidades locais, nacionais e estrangeiras.

NORMAS DOS TRABALHOS

a) ANTOLOGIA “MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS”
– cada Poeta poderá apresentar até cinco (cinco) poemas homenageando Gonçalves Dias. Formato A4, times New Roman, tamanho 12, espaço 1,0.
– enviar adjunto currículo literário resumido (no máximo seis linhas), em que conste data de nascimento, cidade e país de origem; com foto atualizada,
– a aceitação dar-se-á na ordem de recebimento da (s) obra(s), até se completarem os 1000 (mil) poemas. Um mesmo autor poderá mandar uma poesia, caso queira enviar outra obra posteriormente, dentro do limite de cinco (05) por Poeta, poderá fazê-lo, indicando que já enviou uma primeira obra; sendo colocadas todas juntas.

Envio de Poesias para: dilercy@hotmail.com

ESTUDOS E PESQUISAS

– cada autor ou co-autor poderá enviar até dois (02) textos, com o máximo de 20 (vinte) páginas, formato A4, Times new Roman, tamanho 12, espaço 1, incluindo bibliografia e fotos.
– ao enviar sua obra, deverá vir acompanhada pequena bio-bliografia, com foto atualizada, em que conste o motivo de participar da antologia; cidade e país de origem;
– a publicação se dará na ordem de recebimento da (s) obra(s).

Envio de Trabalhos para: vazleopoldo@hotmail.com

INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS
INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO MARANHÃO – IHGM, SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO ESTADO DO MARANHÃO-SCLM, FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO MARANHÃO, UFMA, ACADEMIAS DE LETRAS (MARANHÃO, CAXIAS), SOBRAMES, SOCIEDADE DE POETAS DEL MUNDO E SALAC,

PROMOTORES DO EVENTO
IHG de Caxias e a Academia de Letras de Caixas.

Por Dilercy Adler

Sócia efetiva do IHGM, cadeira n.º 01
dilercy@hotmail.com

__________________________________________________

A idéia vem do Chile. Nasceu por ocasião da comemoração do aniversário de 107 anos do grande poeta Chileno Pablo Neruda, em julho do ano em curso, quando entre outras atividades foi lançada a antologia “MIL POEMAS A PABLO NERUDA” organizada por Alfred Asís. Esta homenagem foi estendida para o Poeta Peruano Cesar Vallejo, que terá a sua antologia “MIL POEMAS A CESAR VALLEJO”. Nessa ocasião surgiu a ideia da organização de uma antologia e homenagem dessa natureza para um poeta brasileiro.

Assim quando do meu retorno ao Brasil surgiu o firme propósito de cumprir a honrosa tarefa. O primeiro desafio centrou-se na escolha do nome, a partir da compreensão da existência de um quantitativo razoável de pessoas dignas dessa homenagem. A preocupação foi dividida com a Profa Maria Cícera Nogueira, que prontamente entendeu a responsabilidade da missão, de modo que dessas análises resultou a escolha do nome de Gonçalves Dias, principalmente em razão de este grande poeta maranhense:

– Ter procurado formar um sentimento nacionalista ao incorporar assuntos dos povos e das paisagens brasileiras na literatura nacional;

– Desenvolver o Indianismo, ao lado de José de Alencar;

– Por sua importância na história da literatura brasileira ao incorporar uma ideia de Brasil à literatura nacional;

– Por sua grande obra que nos estudos literários é enquadrada no Romantismo.

Considerando as múltiplas ações para a concretização do Projeto foi elaborada uma minuta com as idéias iniciais para ser apresentada ao IHGM, como parte da Programação oficial de Comemoração dos 400 anos da cidade de São Luís do IHGM.

Nesse documento foi também sugerido o envolvimento de outras instituições e organizações não governamentais e governamentais para desenvolver as ações nas cidades de São Luís e Caxias.
Vê-se nesse Projeto a oportunidade de demonstrar a premente necessidade do conhecimento e divulgação da vida e obra dos grandes nomes nacionais, de modo a contribuir para o desenvolvimento do respeito e valorização pelos feitos dos nossos intelectuais brasileiros.

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão aprovou em sua reunião de AGO de Setembro de 2011 a inclusão de Projeto em homenagem a Gonçalves Dias apresentada pela Confreira Dilercy Aragão Adler, dentro do Ciclo de Estudos/debates sobre a Formação do Maranhão e Fundação de São Luís

*

Fonte: http://ihgm1.blogspot.com.br/2012/01/projeto-goncalves-dias-agosto2012.html

4° Concurso de Poesia “Poetizar o Mundo

TEMA: QUADROS DO ARTISTA PLÁSTICO CARLOS ZEMEK

IMPORTANTE: somente serão admitidos poemas inspirados ou relacionados com alguma das telas do artista plástico Carlos Zemek. No final da página apreciação crítica das obras por Claudia de Lara e Samways Neto.

As telas que devem servir como base para os poemas podem ser vistas no blog abaixo:
http://cazemek.blogspot.com

Organizadora: escritora Isabel F. Furini, autora do livro de poemas “Os corvos de Van Gogh”.

1) O Concurso de Poemas tem como objetivo estimular a produção literária e é destinado a todas as pessoas maiores de 18 anos que apresentem um poema minimalista inédito, escrito em português, e baseado em alguma das telas do artista plástico Carlos Zemek.

2) A inscrição é gratuita e poderá ser feita até 30 de agosto de 2012.

3) Cada concorrente poderá participar com apenas um poema minimalista (até 5 versos ou linhas) inédito (ou seja, ainda não impresso em papel, nem publicado na internet), que não tenha sido premiado em outro concurso, e relacionado com alguma das telas de Carlos Zemek.

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4) Consideram-se inscritas as obras enviadas pelo e-mail: poetizaromundo@gmail.com
Em “assunto”: 4º Concurso Poetizar o Mundo.

5) O poema deve ser digitado no corpo do e-mail, sem anexo, pois não abrimos arquivos. O poema deve estar escrito em língua portuguesa, digitado em espaço 2 (dois), com fonte Arial, tamanho 12 (doze).

6) Deverá constar no final: o título do poema, nome completo do autor, seu endereço, e-mail, telefone, e 4 ou 5 linhas de currículo.

7) A comissão julgadora será composta por três jurados: poeta, escritora e professora Dra. Tatiana Alves, autora de “Harpoesia” e “D’Além-Mar: Estudos de Literatura Portuguesa”; poeta e escritor Benilson Toniolo, membro da Academia de Letras de Campos do Jordão, autor de “Sandálias Paternas”; e pelo escritor Dr. José Feldman, Doutor Honoris Causa em nível nacional e internacional da Academia de Letras do Brasil.

8) Premiação: o primeiro lugar receberá troféu e diploma. O segundo e terceiro lugares receberão diplomas. Serão escolhidas até três Menções Honrosas, que também receberão diplomas.

9) O resultado do concurso será divulgado em sites literários da Internet e nos blogues: www.cazemek.blogspot.com;
www.isabelfurini.blogspot.com,
http://poetizaromundo.blogspot.com.br/
http://singrandohorizontes.blogspot.com.br/

11) O resultado será divulgado até 21 de outubro/2012. Na ocasião também será homenageada a escritora Adélia Maria Woellner pelo seu trabalho em prol da literatura paranaense.

12º) Os dez primeiros colocados terão seus poemas divulgados nos blogues citados.

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13º) Está proibida a participação da organizadora do concurso, dos jurados e do artista plástico cujas obras servirão de inspiração aos poetas.

14º) O encaminhamento dos trabalhos na forma prevista neste regulamento implica na concordância com as disposições nele consignadas.

SOBRE A OBRA DE CARLOS ZEMEK

“Fayga Ostrower em Universos da Arte, fala em três correntes estilísticas, que ela nomeia como “três atitudes básicas”. Seriam o Naturalismo, o Idealismo e o Epressionismo. Nao sao excludentes, e, por vezes, até se interpenetram no estilo de uma época ou na obra de um artista. Dentro de uma vertente expressionista é como vejo a obra de Carlos Zemek. Sua poética é a pintura e sua temática são seus sonhos, estudos de astronomia e conhecimento de lendas, filosofia celta e culturas e religiões antigas Por isso nao o cosideramos surrealista ou dentro do genero da arte fantastica, pois sua obra é a representacao de uma compreensão de uma experiência real.” Cláudia de Lara, artista plástica.

“Carlos Zemek faz em suas telas a experiência mística que inspira sua cosmovisão . É o olhar transposto ao profundo da vida espiritual não percebida no cotidiano da vida. Cumpre com dignidade a missão de artista, de revelar ao mundo o que sua sensibilidade lhe desvela. O retrato da realidade macro-cósmica presente nos detalhes micro-cósmicos. Zemek narra as cores diáfanas que movimentam o oculto. Insinua que a significação que parece estar fora, está, na verdade, dentro de quem contempla sua obra.” Joel Samways Neto, escritor.

Isabel Furini
Organizadora
Curitiba, 15 de abril de 2012.
*

Fonte: Organizador

Concurso Histórias de Trabalho

1. INSCRIÇÕES:

1.1. Gratuitas e abertas ao público em geral.

1.2. Período: de 02 de abril a 11 de maio de 2012.

1.3. Cada participante poderá se inscrever com até 03 trabalhos nas Categorias Histórias Verdadeiras, Histórias Inventadas, Poesia, Ensaio Acadêmico e Histórias em Quadrinhos/Cartum; e com 06 trabalhos na Categoria Fotografia.

1.4. As inscrições podem ser feitas de três formas:
1.4.1. INSCRIÇÃO NA CLL: cada candidato deverá entregar 04 (quatro) cópias de cada trabalho inscrito e trazer os dados para preencher sua ficha de inscrição (anexo 1). No caso das Categorias Fotografia e Histórias em Quadrinhos/Cartum, será entregue apenas um exemplar de cada trabalho e os dados de identificação exigidos na ficha de inscrição (anexo 1). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Coordenação do Livro e Literatura (Av. Erico Verissimo, 307 – Bairro Menino Deus. Porto Alegre – RS).
1.4.2. INSCRIÇÃO PELO CORREIO: cada candidato deverá enviar 04 (quatro) cópias de cada trabalho inscrito e a ficha de inscrição preenchida (anexo 1). No caso das Categorias Fotografia e Histórias em Quadrinhos/Cartum, será enviado apenas um exemplar de cada trabalho e a ficha de inscrição preenchida (anexo 1). A postagem deverá ser efetuada até o dia 11 de maio (será considerada a data do carimbo dos Correios), para o seguinte endereço: Concurso Histórias de Trabalho – Coordenação do Livro e Literatura. Av. Erico Verissimo, 307. Bairro Menino Deus. Porto Alegre – RS. CEP: 90160-181
1.4.3. INSCRIÇÃO PELA INTERNET: cada candidato deverá enviar o arquivo (formato WORD ou PDF) de cada trabalho inscrito e preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site da Prefeitura de Porto Alegre. Essa modalidade de inscrição não contempla as Categorias Fotografia e Histórias em Quadrinho/Cartum. As inscrições só poderão ser feitas até às 18h (horário de Brasília) do dia 11 de maio, depois desse horário, o acesso será bloqueado. Os trabalhos inscritos no site serão impressos pela Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre).

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1.5. No trabalho, deverão constar apenas o título e a Categoria em que o trabalho deve ser inscrito. Após a inscrição, a equipe da Coordenação do Livro e Literatura os identificará pelo número de inscrição. Não serão aceitos trabalhos com o nome ou com o pseudônimo do autor.
1.6. Os trabalhos inscritos deverão ser inéditos (não publicados em nenhum veículo impresso ou eletrônico), com exceção das Categorias Fotografia e Histórias em Quadrinhos/Cartum, cujos trabalhos não selecionados na edição anterior deste Concurso, podem ser reinscritos no ano seguinte.
1.7. Os trabalhos inscritos não serão devolvidos e passarão a constituir o acervo do concurso.
1.8. A seleção dos trabalhos inscritos implica na automática autorização do autor, para publicação e distribuição do livro Coletânea Histórias de Trabalho 2012.
1.9. A lista dos trabalhos inscritos (número de inscrição, título e categoria) será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre.
1.10. É vedada a participação dos funcionários em atividade da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, conforme a Lei Complementar Nº 133/85 – Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Porto Alegre. Estão incluídos neste impedimento os cargos em comissão (CCs), os estagiários, os funcionários terceirizados e os funcionários de autarquias. Funcionários aposentados podem participar.
1.11. Os trabalhos que não obedecerem às normas acima estabelecidas serão automaticamente desclassificados.

2. CATEGORIAS:
2.1. Histórias Verdadeiras: São textos que trazem as memórias do trabalhador. O autor poderá contar a sua história ou narrar algo que tenha tomado conhecimento. Os textos não deverão ultrapassar o limite de 10 páginas digitadas (fonte 12, folha tamanho A4) ou 15 manuscritas (folha tamanho A4).
2.2. Histórias Inventadas: Concorrem contos que tem como tema central ou como cenário uma situação de trabalho. As histórias não deverão ultrapassar o limite de 10 páginas digitadas (fonte 12, folha tamanho A4) ou 15 manuscritas (folha tamanho A4).
2.3. Poesia: retrata o mundo do trabalho através da linguagem poética. Não há limite de versos ou páginas (folha tamanho A4).
2.4. Ensaio Acadêmico: Textos originários de dissertações, teses, monografias e/ou pesquisas de cunho analítico e acadêmico sobre questões relativas ao trabalho no Brasil. Os textos deverão ser, obrigatoriamente, digitados em folha de papel A4, no formato vertical, com limite de 35 páginas, em fonte 12 (Arial ou Times New Roman) e fonte 10 para as citações longas e notas de rodapé, espaçamento de linha 1,5 (Normas da ABNT).
2.5. Histórias em Quadrinhos/Cartum: Deverão abordar o tema trabalho, não podendo ultrapassar 4 páginas.
2.6. Fotografia: São fotografias de cenas de trabalho. Não há especificação no que diz respeito ao tamanho da foto e podem ser colorida ou P&B.
2.6.1. As fotos selecionadas em que apareçam pessoas identificáveis só serão publicadas com autorização do fotografado. A apresentação da referida autorização é de responsabilidade exclusiva do autor.
2.6.2. Se não for possível a autorização escrita da pessoa fotografada, o autor deverá apresentar uma justificativa, por escrito, à Comissão Organizadora do concurso, que aceitará ou não, com base na legislação em vigor. Em caso positivo, o autor responsabiliza-se, automaticamente e exclusivamente, por eventuais indenizações decorrentes ou pelo seu ressarcimento.
2.6.3. É vedada fotografia de criança e adolescente, em face da proibição de exploração do trabalho do menor, nos termos do art. 7°, XXXIII da Constituição da República/1988.

3. SELEÇÃO
3.1. Os trabalhos, resguardado o anonimato dos autores, serão julgados por 18 jurados, especialistas em literatura, artes visuais e representantes do movimento sindical e popular, que receberão, cada um, o cachê no valor de R$ 500,00 (Quinhentos Reais) que correrão por conta da dotação 1003-2429339036.

4. PREMIAÇÃO:
4.1. Os trabalhos selecionados, nas seis modalidades, serão premiados com a publicação no livro Coletânea Histórias de Trabalho – 2012.
4.1.1.Dez por cento (10%) do total da tiragem da 1ª edição livro Coletânea Histórias de Trabalho – 2012, será dividido entre os autores selecionados, como cota de autor, em partes iguais, a título de pagamento de direitos autorais.
4.2. Serão selecionados para integrar o livro Coletânea Histórias de Trabalho 2012: 10 (dez) Histórias Verdadeiras, 10 (dez) Histórias Inventadas, 10 (dez) Poesias, 01 (hum) Ensaio Acadêmico, 05 (cinco) Histórias em Quadrinhos/Cartum e 10 (dez) Fotografias.
4.3. A comissão organizadora não se responsabiliza por problemas de revisão de dados cadastrais cuja ficha de inscrição não apresente as informações completas.
4.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
OBS: As fotos e textos enviados serão usadas, única e exclusivamente, para divulgação do evento em jornais, revistas, sites que se interessarem em divulgar jornalisticamente o concurso, em exposições, e num possível livro a ser editado com as melhores imagens. Os trabalhos não farão parte de qualquer tipo de banco de imagens para comercialização nem serão utilizadas com fins de publicidade, a não ser com autorização por escrito de seus autores, detentores dos direitos patrimoniais e morais sobre a obra.

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5. RECURSOS:
5.1. Os interessados poderão impugnar este Edital/Regulamento até 5 dias úteis antes da abertura das inscrições, com base na Lei 8666/93, artigo 41. Os pedidos de impugnação devem ser protocolados na Coordenação do Livro e Literatura (haverá formulário específico a ser preenchido no local), mesmo endereço das inscrições. Perderá o direito de impugnar o presente Regulamento quem não o fizer no prazo previsto. Os inscritos, portanto, estarão, automaticamente, em concordância com os termos deste Regulamento.
5.1.2. Da decisão da Comissão que inabilitar as inscrições apresentadas, em razão de documentos exigidos ou apresentados em desconformidade com o exigido, caberá recurso administrativo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da publicação do resultado no DOPA e protocolados na Coordenação do Livro e Literatura. O recurso apresentado será julgado no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis.

6. CRONOGRAMA DA 19ª EDIÇÃO DO CONCURSO:
6.1. Inscrições: de 02 de abril a 11 de maio de 2012.
6.2. Seleção: primeira quinzena de agosto de 2012.
6.3. Divulgação do resultado: segunda quinzena de agosto de 2012.
6.4. Lançamento do livro: em dia a confirmar, durante a 58ª Feira do Livro de Porto Alegre.

6. INFORMAÇÕES:
6.1. Informações sobre o concurso poderão ser obtidas através dos telefones (51) 3289 8071/ 3289 8072 / 3289 8074, do e-mail: cll@smc.prefpoa.com.br ou pelo site www.portoalegre.rs.gov.br/smc

Coordenação do Livro e Literatura
Centro Municipal de Cultura,
Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues
(Av. Érico Veríssimo, 307. CEP: 90160-181)

Porto Alegre, 07 de março de 2012.

Vinícius Brum
Secretário Municipal da Cultura, em exercício.

*

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Prêmio Paraná de Literatura 2012

1.DO CONCURSO
O Concurso tem por objetivo a seleção de livros escritos em língua portuguesa e inéditos, que não tenham sido objeto de qualquer tipo de apresentação, veiculação ou publicação parcial ou integral antes da inscrição no Concurso até a divulgação do resultado e entrega dos prêmios aos vencedores, estando assim dividido:
a) Prêmio Paraná de Literatura, Categoria Romance – Manoel Carlos Karam;
b) Prêmio Paraná de Literatura, Categoria Conto – Newton Sampaio;
c) Prêmio Paraná de Literatura, Categoria Poesia – Helena Kolody.

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2.DAS INSCRIÇÕES
2.1. Poderão inscrever-se no Prêmio Paraná de Literatura brasileiros, maiores de dezoito anos.
2.2. Cada autor poderá participar com apenas uma obra em cada categoria. Devendo fazer uma inscrição para cada categoria, com pseudônimos distintos.
2.3. As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 20 (vinte) de junho a 31 (trinta e um) de agosto de 2012, devendo o envelope descrito no item 2.6.1. ser entregue pessoalmente ou pelos Correios no seguinte endereço:

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ
PRÊMIO PARANÁ DE LITERATURA
Divisão de Difusão Cultural
Rua Cândido Lopes nº 133 – Centro
80020-901 – Curitiba/PR

2.4. Só serão aceitos os trabalhos entregues dentro do prazo estipulado.
2.5. A inscrição estará efetivada a partir do recebimento dos documentos pela Divisão de Difusão Cultural da BPP.
2.6. Os documentos para inscrição deverão ser encaminhados observando-se os seguintes procedimentos:

2.6.1. Envelope nº 1 – O envelope nº 1 deverá conter:
− 4 (quatro) vias encadernadas, com folha de rosto, na qual deverão constar apenas o TÍTULO da obra e o PSEUDÔNIMO (obrigatório) do autor. O texto deverá ser digitado em apenas um lado da folha, fonte Times New Roman, tamanho 12, estilo normal, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço entrelinhas duplo; 2,5cm em todas as margens e impressos em papel A4. Nos livros de contos e poesias, cada CONTO e cada POESIA deverão ser iniciados em uma nova página, bem como cada capítulo do ROMANCE deverá ser iniciado em uma nova página. Os textos que estiverem fora da formatação indicada serão automaticamente desclassificados.
− A obra enviada deverá ter entre 130 e 300 páginas, caso seja ROMANCE; entre 70 e 200 páginas, caso seja LIVRO DE CONTOS; e entre 70 e 130 páginas no caso do LIVRO DE POESIA. Para tanto, será rigorosamente observada a formatação acima;
− 1 cópia gravada em CD-R, em formato TXT ou PDF;
− o envelope nº 2, devidamente lacrado.
2.6.1.1. O Envelope nº 1 deverá estar identificado com os dizeres “Prêmio Paraná de Literatura 2012” – Romance, ou Poesia, ou Conto, e o endereço da BPP, no caso de remessa via Correios.
2.6.1.2. No caso de envio via Correios, somente serão aceitos os trabalhos postados no período indicado no item 2.3. (20/06 a 31/08/2012). A Divisão de Difusão Cultural da BPP não se responsabiliza pela chegada tardia ou pelo extravio do material.
2.6.1.3. Para os envelopes entregues diretamente no endereço citado no item 2.3. serão emitidos comprovantes de recebimento.
2.6.1.4. O carimbo de postagem do Sedex servirá como documento de comprovação da data de inscrição para os trabalhos enviados via Correios.
2.6.1.5. Os custos de postagem correrão por conta dos candidatos.
2.6.1.6. Não serão aceitas, em nenhuma hipótese, trocas, alterações, inserções ou exclusões de partes em quaisquer obras após a entrega, ainda que dentro do prazo de recebimento.

2.6.2. Envelope nº 2 – Para efeito de identificação, o autor deverá enviar junto com a obra um envelope lacrado, chamado envelope nº 2 “IDENTIFICAÇÃO” , externamente identificado somente com o título da obra e o nome do Concurso. O envelope deverá conter a ficha de identificação com declaração de autoria (modelo disponível nos sites www.bpp.pr.gov.br e www.cultura.pr.gov.br com nome completo, endereço, telefone(s), e-mail, título das obras; acompanhada de fotocópia da cédula de identidade, fotocópia de CPF e comprovante de endereço).
2.6.2.1. A não apresentação dos documentos indicados implicará na automática desclassificação da inscrição.
2.7. Não poderão concorrer os membros da Comissão Julgadora, servidores da Secretaria de Estado da Cultura e da Biblioteca Pública do Paraná e demais pessoas envolvidas na organização do Concurso.

3. DO JULGAMENTO
3.1. O julgamento das obras competirá à Comissão Julgadora, designada pela BPP, composta de 1 (um) presidente e 9 (nove) membros, sendo 3 (três) por categoria, de comprovada vinculação com a área literária, que disporá de 60 (sessenta) dias para realizar seu trabalho.
3.2. Em caso de impossibilidade de participação de algum membro da Comissão Julgadora, o presidente designará um suplente.
3.3. A Comissão Julgadora do Prêmio terá plena autonomia de julgamento, não cabendo recurso às suas decisões.
3.4. O resultado do Concurso será divulgado no Diário Oficial do Estado do Paraná, pela imprensa e no site da BPP.
3.5. O processo de seleção e julgamento será registrado em ata firmada pelos membros da Comissão Julgadora.
3.6. Serão selecionados 3 (três) vencedores, sendo um para cada categoria – Romance, Conto e Poesia.

4. DA PREMIAÇÃO
4.1. A divulgação do resultado (prevista para a primeira quinzena de dezembro de 2012) e a entrega dos prêmios ocorrerão em datas a serem oportunamente divulgadas nos sites www.bpp.pr.gov.br e www.cultura.pr.gov.br e no Diário Oficial do Estado.
4.2. O concurso conferirá os seguintes prêmios:
a) 1º lugar – Romance – R$ 40.000,00
b) 1º lugar – Conto – R$ 40.000,00
c) 1º lugar – Poesia – R$ 40.000,00
4.3. Os prêmios serão pagos por meio de depósito bancário em conta indicada pelo ganhador ou em ordem de pagamento.
4.4. Sobre os prêmios indicados incidirão os tributos e demais contribuições previstas em lei.
4.5. Os trabalhos premiados serão publicados pela BPP, num total de 1.000 exemplares de cada, cabendo aos autores premiados 100 exemplares.
4.6. Os autores premiados cederão os direitos autorais patrimoniais não exclusivos sobre a obra à BPP. Os trabalhos premiados passarão a fazer parte do acervo da BPP, podendo ser utilizados, total ou parcialmente, em expedientes e publicações – internas e externas – em quaisquer meios, inclusive internet, respeitados os créditos do autor, sem que caiba a percepção de qualquer valor.

5. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
5.1. O direito de impugnar os termos deste Edital perante a Administração decairá se o concorrente não fizer na forma e prazos previstos no art. 72, da Lei Estadual 15.608/07.
5.2. O concurso poderá ser revogado em qualquer uma de suas fases, por motivos de oportunidade e conveniência administrativa, devidamente justificadas, sem que caiba aos respectivos participantes direito à reclamação ou indenização. 5.3. Os trabalhos inscritos não serão devolvidos aos autores em hipótese alguma.
5.4. As despesas com o pagamento dos prêmios do presente Edital correrão à conta da dotação orçamentária nº 5131.13392154.196 – Natureza de Despesa: 33.90.31.00 (Prêmio em Pecúnia), Fonte de Recurso: 142 (Operações de Crédito do Tesouro).
5.5. O resultado do concurso será divulgado no site da BPP e no Diário Oficial do Estado e os ganhadores serão informados por e-mail.
5.6. Somente serão divulgados os autores vencedores.
5.7. Os casos omissos serão resolvidos pela Biblioteca Pública do Paraná, ouvidas a Divisão de Difusão Cultural e a Comissão Julgadora, quando necessário.

Curitiba, 20 de junho de 2012.

Rogério Pereira
Diretor da Biblioteca Pública do Paraná

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Fonte: Organizador

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O Governo do Estado do Paraná, por intermédio de sua Secretaria de Estado da Cultura, sediada na Rua Ébano Pereira, 240, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, institui por meio da Biblioteca Pública do Paraná o Concurso “PRÊMIO PARANÁ DE LITERATURA 2012”, nos termos e condições estabelecidos neste Edital, que se regerá pela Lei Estadual nº 15.608, de 16 de agosto de 2007 e normas gerais nacionais sobre licitações e contratos administrativos, na forma deste Edital.

O Edital poderá ser obtido junto à Divisão de Difusão Cultural da Biblioteca Pública do Paraná – BPP, localizada na Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba, Paraná ou nos sites da BPP (www.bpp.pr.gov.br) e da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (www.cultura.pr.gov.br).
Esclarecimentos e informações aos interessados serão prestados pela Divisão de Difusão Cultural da BPP, no endereço citado; pelos telefones (41) 3221-4917, 3221-4974 e 3221-4994, pelo e-mail premioparana@bpp.pr.gov.br, de segunda a sexta-feira das 9h às 19h.

Concurso de Literatura Brasília é uma festa

Art. 1º – O Concurso de Literatura Brasília é uma festa é um projeto aprovado no FAC – DF (Fundo de Apoio à Cultura) e tem por objetivo fomentar a produção literária, incentivar a cultura e registrar a memória histórica de Brasília através da literatura.

Art. 2º – Poderá participar do concurso qualquer brasileiro que possua RG (identidade) e CPF, de qualquer idade e localidade, desde que acesse o site oficial e cumpra os requisitos de inscrição.

Parágrafo primeiro – a língua utilizada deverá ser o Português.
Parágrafo segundo – o tema do concurso é seu título: Brasília é uma festa. Com clara inspiração na obra de Ernest Hemingway, Paris é uma festa, o tema busca alcançar as várias nuances e as diferentes percepções sobre a capital do Brasil.
Parágrafo terceiro – serão automaticamente excluídos os textos que contiverem apologia ou incentivo à qualquer tipo de violência, racismo ou supressão dos direitos humanos e suas diversidades.

Art. 3º – O texto ficcional deverá ser inédito, seja na forma impressa e na forma eletrônica.

Art. 4º – As modalidades de textos e o que se entende por cada um deles são: Conto – texto em que o autor conta uma história; Crônica – texto em que o autor dialoga com o leitor e Poema – texto que o autor afirma ser um poema.

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Art. 5º – Não será vedada a participação de ninguém, pois acreditamos na imparcialidade dos avaliadores e na correição da administração do concurso. Propomos a transparência das ações de gestão, noticiando todos as etapas e informando os detalhes no site do concurso.

Art. 6º – Cada concorrente poderá participar com um texto para cada modalidade: conto, crônica e poema.
Parágrafo primeiro – deverá ser realizada uma inscrição independente para cada modalidade.
Parágrafo segundo – a segunda inscrição na mesma modalidade será desconsiderada.

Art. 7º – Os textos deverão possuir o tamanho máximo de: Contos – 3500 palavras; Crônica – 3000 palavras e Poema – 1000 palavras.
Parágrafo único – A formatação do texto deverá ser em Página A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e todas as margens medindo 3 cm (três centímetros).

Art.8º – As inscrições estarão abertas de 16 de maio de 2012 a 10 de agosto de 2012* (prorrogado até 30 de agosto).
Parágrafo único – A efetivação de participação será o e-mail de comprovação de entrega enviado à caixa postal do participante no momento da inscrição.

Art. 9º – Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente por meio eletrônico, através do site http://www.brasiliaeumafesta.com.br, na página de inscrição.
Parágrafo Primeiro – no momento das inscrição, o concorrente deverá preencher todos os campos do formulário e anexar cópias escaneadas (em PDF) da ID e do CPF.
Parágrafo Segundo – o texto deverá possuir apenas seu título, sem nenhum nome, pseudônimo ou marca. Deverá ser enviado em duas versões de arquivos: PDF e arquivo editável de texto (word, broffice, txt, etc).

Art. 10º – O julgamento de cada modalidade será realizado por três intelectuais de comprovado conhecimento literário. Os avaliadores aplicarão notas individualmente aos textos, sendo considerados os vencedores aqueles com melhores notas. Não haverão reuniões de adequação.
Paragrafo primeiro – em caso de empate, será vencedor o texto que primeiramente foi enviado ao concurso.
Parágrafo segundo – as notas vão de 1 (um) a 5 (cinco). 1 (um) para ruim; 2 (dois) para fraco; 3 (três) para regular; 4 (quatro) para bom e 5 (cinco) para ótimo.
Parágrafo terceiro – os critérios dos avaliadores serão: adequação ao tema, linguagem (adequação ortográfica e correção linguística), originalidade, criatividade e apreço pessoal do avaliador.

Art. 11º – As decisões dos avaliadores são irrecorríveis.

Art. 12º – Serão selecionados 10 (dez) textos em cada modalidade.

Art. 13º – Os resultados serão divulgados no site do concurso no dia 01 de setembro de 2012.

Art. 14º – Dez concorrentes de cada modalidade serão classificados e premiados da seguinte forma:
PRIMEIRO LUGAR – R$ 6.000,00 (seis mil reais); Diploma; Troféu; Publicação da obra em antologia e dez exemplares.
SEGUNDO LUGAR – R$ 3.000,00 (três mil reais); Diploma; Troféu; Publicação da obra em antologia e dez exemplares.
TERCEIRO LUGAR – R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais); Diploma; Troféu; Publicação da obra em antologia e dez exemplares.
QUARTO LUGAR ao DÉCIMO LUGAR – Diploma; Troféu; Publicação da obra em antologia e dez exemplares.
Parágrafo primeiro – poderão existir outras premiações, que serão informadas ao longo do concurso no site.
Parágrafo segundo – dos valores de premiações serão descontados os impostos vigentes, que serão apresentados no momento da entrega.

Art. 15º – Após o término do concurso, os originais recebidos e não classificados serão arquivados juntamente com a documentação do projeto, para comprovação da destinação de verbas.
Esses originais jamais serão utilizados para outro meio.

Art. 16º – A participação no concurso implica a aceitação total e irrestrita deste regulamento.

Art. 17 – Os casos omissos neste regulamento serão, de maneira irrecorrível, resolvidos pela Gestão do Projeto.

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FAC – DF
Apoio
Factotum
Apoio.biz
Gestão do Projeto Brasília é uma Festa

Fonte: Organizador

Concurso Prêmio Açorianos de Criação Literária 2012

As inscrições para o Prêmio Açorianos de Criação Literária de 2012, abrem hoje (6) e seguem até o dia 31 de agosto. Neste ano, o gênero literário contemplado pelo concurso será POESIA, portanto os autores concorrentes devem inscrever coletâneas poéticas inéditas (confira todas as regras no edital do Prêmio).
Os poetas inscritos concorrem à premiação de R$ 10 mil e à publicação dos poemas em livro pela Editora da Cidade. Para participar do concurso, é necessário ter nascido no Rio Grande do Sul ou residir há mais de um ano no Estado.

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As inscrições podem ser realizadas das seguintes formas:
Direto na Coordenação do Livro e de Literatura (CLL): cada candidato deverá entregar 4 (quatro) cópias de sua obra de poesia, junto com ficha de inscrição (anexo 1), de segundas a sextas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na CLL (av. Érico Veríssimo, 307).
Via Correios: cada candidato deverá enviar 4 (quatro) cópias da sua coletânea e a ficha de inscrição preenchida (anexo 1). A postagem deverá ser efetuada até 31 de agosto, último dia das inscrições (para a inscrição ser aceita, o carimbo do Correios deve apresentar até no máximo esta data). O material deve ser enviado para: Coordenação do Livro e Literatura – SMC (av. Érico Veríssimo, 307 – Bairro Menino Deus – Porto Alegre – CEP: 90.160-181).
– Via internet: a inscrição será efetuada uma única vez, devendo o candidato enviar sua coletânea em um único arquivo (formato Word ou PDF) e anexar ficha de inscrição, que estará disponível no site da SMC/PMPA.

Os finalistas serão divulgados durante a Feira do Livro de Porto Alegre e a Coletânea vencedora será conhecida na cerimônia de entrega do Prêmio Açorianos de Literatura, a Noite do Livro, dia 10 de dezembro de 2012, no Teatro Renascença.

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Informações: (51) 3289.8071/8072 ou cll@smc.prefpoa.com.br
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Fonte: Organizador

VII Concurso Contos do Tijuco – Whisner Fraga

1 – A Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba – ALAMI – promove o VII Concurso Contos do Tijuco, uma atividade de caráter lítero-cultural sem fins lucrativos, que nessa edição homenageia o escritor Whisner Fraga.

2 – Poderão inscrever-se escritores brasileiros, residentes no país ou no exterior. A inscrição implica concordância automática com todas as clausulas deste regulamento.

3 – O conto deverá ser em língua portuguesa, inédito e apresentado em quatro vias digitadas em corpo 12. Cada participante poderá inscrever apenas um conto, sem limite de páginas e sem restrição quanto à forma e ao conteúdo.

4 – É obrigatório o uso de pseudônimo logo abaixo do título do conto e na parte externa de um envelope, com o título repetido. O envelope, lacrado, deve conter, além do conto, o nome do autor, o endereço, o telefone, o e-mail, os dados biográficos e uma cópia xerográfica da carteira de identidade (frente e verso).

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5 – O prazo para a inscrição termina, impreterivelmente, no dia 31 de agosto de 2012, valendo a data do carimbo do correio ou o comprovante de entrega em mãos, no seguinte endereço:

ALAMI – Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba –.
Avenida 19-A entre ruas 38 e 38-A, nº. 332.
Ituiutaba –MG – CEP 38.300.122

6 – Os contos serão julgados por uma Comissão formada por três membros, de notória competência na matéria, não pertencentes à ALAMI.

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7 – Ao autor do conto premiado será oferecido como prêmio a quantia de R$400,OO (quatrocentos reais) e certificado e livros da biblioteca da ALAMI.

8 – O conto premiado será publicado no blog da ALAMI – solardaliteratura.blogspot.com – e outros sites literários que prestam serviços de divulgação de concursos de contos. A Comissão poderá selecionar mais nove contos, sem classificação, para possível publicação em livro.

9 – O resultado do concurso sairá numa data bem próxima do dia 16 de Setembro, fazendo, assim, parte das comemorações do aniversário de Ituiutaba. O resultado do concurso será divulgado no blog: www.solardaliteratura.blogspot.com – e outros sites literários que prestam serviços de divulgação de concursos de contos.

10 – A entrega do prêmio ao ganhador do concurso e a entrega do “Certificado de Participação” aos autores dos nove contos selecionados será em data a ser informada. – pelo telefone ou e-mail -.

1 – Poderá a comissão julgadora deixar de outorgar o prêmio, se avaliar que a ele nenhum dos contos faz jus. (não haverá devolução dos contos recebidos).

12 – Poderá a ALAMI publicar um livro com o conto vencedor e os nove contos selecionados pela Comissão Julgadora.

13 – As decisões da Comissão Julgadora são irrecorríveis.

14 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela ALAMI

Ituiutaba, 1º de Maio de 2012.

Comissão Organizadora
– Coordenadora:
Regina Souza Marques de Almeida
– Membros:
José Maria Franco de Assis
Sonone Luiz
Adelaide Pajuaba Nehme
José Moreira Filho
Enio Eustáquio Ferreira

* WHISNER FRAGA –
Whisner Fraga é mineiro de Ituiutaba, nascido aos dezessete de outubro de um mil novecentos e setenta e um. Doutor em engenharia, atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
Nos anos noventa, organizou antologias de contos e poesias para a Editora Blocos, do Rio de Janeiro. Participou de inúmeras antologias de contos, frutos de premiações em concursos literários. Foi premiado em Amora, Portugal, em 2000, obtendo primeiro lugar na categoria contos em um concurso literário. Obteve terceiro lugar no Mapa Cultural Paulista de 1999, foi finalista no Mapa de 2000 e também finalista no Mapa de 2001/2002, sempre na categoria Contos.
Foi premiado no Concurso de Contos Luiz Vilela, em 2000, 2006, 2007, 2008 e 2010. Prêmio Paulo Leminski em 2001, teve seu segundo livro de contos, Coreografia dos Danados, editado graças a um concurso literário que venceu. Participou de antologias da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, organizadas pela entidade.
Tem contos publicados na Revista E, do SESC, na revista Cult, na revista Bravo!, no jornal Correio Braziliense.
Durante todo o ano de 2005 escreveu para o Jornal do Brasil resenhas literárias. Publicou também durante este ano resenhas no jornal Estado de Minas e no Rascunho. Foi resenhista vip do site Leia Livro, apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo durante o ano de 2006.
Participou das antologias “Primos”, da Editora Record, idealizada pela escritora Tatiana Salem Levy, em 2010 e em 2011 foi selecionado pelo escritor Nelson de Oliveira para participar do livro “Geração zero zero”. Em 2004 foi publicado no livro “Cem menores contos do século”, organizado pelo escritor Marcelino Freire.
Tem os livros publicados: Seres e Sombras, de 1997, Edição do Autor, Coreografia dos Danados, 2002, Edições Galo Branco, A Cidade Devolvida, 7Letras, 2005, As espirais de outubro, Nankin, 2007, O livro dos verbos, Dulcinéia Catadora, 2008, Abismo poente, Ficções, 2009, O livro da carne, 7letras, 2010 e “Sol entre noites”, Ficções, 2011. O livro “As espirais de outubro” foi editado graças ao edital PAC 2006, da Secretaria de Cultura do estado de São Paulo e “Abismo poente” e “Sol entre noites” foram editado com recursos do ProAC 2008 e ProAC 2010, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Em breve será lançada a segunda edição do livro “Coreografia dos danados”, que se passa a chamar “Coreografia de danados”, totalmente reescrito, com dois contos inéditos.

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Fonte: Organizador

Concurso Cesgranrio Novos Talentos da Poesia

O Concurso Cultural denominado “Concurso Cesgranrio Novos Talentos da Poesia” é promovido pela Fundação Cesgranrio, instituição de educação e cultura, pessoa jurídica de direito privado, estabelecida na cidade do Rio de Janeiro , inscrita no CNPJ sob o nº 42270181/0001-16, para autores brasileiros, estudantes comprovadamente matriculados no Ensino Médio ou Superior no Estado do Rio de Janeiro. Tem por objetivo descobrir e divulgar novos talentos e promover a literatura. Este concurso é exclusivamente de cunho cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos concorrentes, estando aberto à participação de todos os estudantes que assim o desejarem, de acordo com a Lei n. 5768/71 e o Decreto 70.951/72.

INSCRIÇÕES:

As inscrições de, 1 de julho a 31 de agosto de 2012, deverão ser feitas somente pela Internet no endereço: http://cultural.cesgranrio.org.br/ Ao fazer a inscrição, o participante estará ciente de todas as regras do Edital e do Regulamento, concordando com as regras do prêmio, inclusive autorizando a publicação dos trabalhos em livro na Antologia CONCURSO CESGRANRIO NOVOS TALENTOS DA POESIA, e estará sujeito a responder por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral.

PUBLICAÇÃO E LANÇAMENTO:
O lançamento da Antologia dar-se-á em outubro de 2012.

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REGULAMENTO:

A Fundação Cesgranrio fará uma triagem inicial para a escolha das 150 (cento e cinquenta) melhores POESIAS, que serão posteriormente julgadas e analisadas por uma Comissão Julgadora composta de 5 membros de alto nível na área. A Comissão Julgadora avaliará e escolherá 60 (sessenta) poesias, sendo 30 (trinta) de alunos do Ensino Médio e 30 (trinta) do Superior. Cada participante só poderá inscrever 01(uma) poesia. A decisão da Comissão Julgadora é soberana, inquestionável e irrecorrível em suas escolhas e na seleção das POESIAS. Para concorrer, o participante deverá preencher o cadastro completo no endereço na Internet: http://cultural.cesgranrio.org.br/ , enviando sua poesia conforme os critérios estabelecidos neste Regulamento, o qual deverá ler e aceitar, por tal ato submetendo-se irrevogavelmente a todos os termos e condições.

O presente concurso cultural não está vinculado à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço. Cada participante candidato só pode participar com um único cadastro durante todo o Concurso. Não poderá haver mais de um cadastro com o mesmo número de CPF. O autor poderá participar do CONCURSO CESGRANRIO NOVOS TALENTOS DA POESIA desde que proceda em conformidade com as normas deste regulamento. As inscrições são gratuitas e os trabalhos deverão estar em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros no texto. A poesia deverá ter no máximo três páginas, formato A-4 (210 mm x 297 mm), texto digitado em Word, em corpo 12 e fonte Times New Roman. A poesia deverá ter obrigatoriamente um título. Não há necessidade de pseudônimo.

RESULTADO:

O resultado do CONCURSO CESGRANRIO NOVOS TALENTOS DA POESIA dar-se-á em setembro de 2012, através do endereço na Internet:http://cultural.cesgranrio.org.br/ Não poderão participar do concurso funcionários da Fundação Cesgranrio e demais funcionários de empresas e pessoas envolvidas na elaboração e desenvolvimento do prêmio.

PRÊMIO:

Publicação da obra em antologia do CONCURSO CESGRANRIO NOVOS TALENTOS DA POESIA, reunindo por ordem alfabética, 60 (sessenta) POESIAS e seus AUTORES (minibiografia), conforme seleção e escolha irrevogável da Comissão Julgadora.

Características da obra: mínimo de 3000 (três mil) exemplares, formato 14 x 21 cm, a serem distribuídos da seguinte forma:

1 – Os 60 (sessenta) participantes escolhidos com as melhores POESIAS receberão como prêmio e a título de Direito Autoral, 20 (vinte) exemplares da obra, além da divulgação e promoção da poesia pela Fundação Cesgranrio, pelo período de um ano, em ações de Marketing e Propaganda.
2 – O restante dos exemplares será distribuído, gratuitamente, nas escolas da rede pública do Rio de Janeiro.

DISPOSIÇÕES GERAIS:

Com o envio da poesia, o participante concorda tacitamente com todas as regras da promoção cultural ora estabelecidas, bem como com a utilização de sua poesia, seu nome, imagem, depoimento e som de voz para divulgação dos resultados da promoção, inclusive para utilização em campanhas promocionais e propagandas, sem qualquer ônus adicional para a promotora do concurso, nem limitação de tempo ou território, para fins de divulgação dos resultados do concurso, conforme previsão legal contida na Lei n° 9.610 de 19/02/1998, no seu artigo 49.

O participante assume responsabilidade por qualquer irregularidade ou imprecisão no fornecimento dos dados solicitados no cadastro do site, estando sujeito à imediata desclassificação. A promovente se reserva o direito de desqualificar qualquer participante que venha a manipular, violar e/ou fraudar, ou mesmo tentar manipular, violar e/ou o correto andamento desta atividade, ou seu resultado, bem como aqueles que descumprirem o presente regulamento. O presente Regulamento será devidamente registrado em um Cartório de Registro de Títulos e Documentos do Rio de Janeiro – RJ. Esta é uma Promoção Cultural, conforme especificado no art. 30 do Decreto No. 70.951, de 09 de agosto de 1972.

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Fonte: Organizador

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