Prémio de Literatura Africana 2011

Prémio de Literatura Africana 2011

do

Instituto Marquês de Valle Flor

** PRORROGADO ATÉ 04/11

Regulamento

O Instituto Marquês de Valle-Flor (IMVF) promove o prémio de Literatura Africana 2011 cuja atribuição se irá reger pelo seguinte regulamento:

Artigo 1
(Objecto)
O Prémio de Literatura Africana do IMVF tem por objecto estimular e incentivar a produção de obras de escritores africanos e destina-se a galardoar uma obra inédita de ficção literária nos domínios do romance, novela ou conto.

Artigo 2
(Apresentação de candidaturas)
Podem candidatar-se ao Prémio Literário todas as pessoas singulares, nacionais ou naturais de qualquer país Africano de língua oficial Portuguesa.

Artigo 3
(Publicitação do concurso)
O Prémio será publicitado na página do IMVF na internet, junto de organismos oficiais da CPLP, bem como em 2 jornais de expressão nacional.

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Artigo 4
(Valor)
O valor pecuniário a atribuir será de Eur. 10.000,00 (dez mil euros).

Artigo 5
(Características da obra, prazo e local de entrega)
As obras concorrentes deverão ser entregues em formato Word, em CD, acompanhadas de 8 exemplares em papel branco de formato A4, com um mínimo de 150 páginas. Os exemplares da obra devem ser portadores da identificação do seu autor (nome, morada e telefone de contacto). Serão admitidas a concurso todas as obras entregues ou enviadas pelo correio, até dia 30 de Outubro de 2011, para a seguinte morada:

Instituto Marquês de Valle-Flor
Rua de S. Nicolau, 105
1100-548 Lisboa
Portugal

Artigo 6
(Composição do júri)
O júri, a nomear por deliberação do Conselho de administração do IMVF, oserá composto por 7 personalidades de reconhecida idoneidade e mérito intelectual, sendo o mesmo presidido por um representante do IMVF
1º O Presidente do Júri designará um Comité Executivo, por si presidido e composto por mais dois membros, os quais podem não ser membros do Jùri, a quem competirá verificar a regularidade formal das candidaturas recebidas.
2º O prémio deverá ser atribuído no prazo máximo de 6 meses, contáveis desde a data limite para a entrega das obras concorrentes.

Artigo 7
(Deliberações do júri)
O júri delibera com total independência e em plena liberdade de critério, por maioria dos votos dos seus membros, cabendo, em caso de empate, ao Presidente do júri o voto de qualidade.
1º O júri poderá deliberar, por maioria, a não atribuição do prémio.
2º Haverá um único premiado.
3º Os membros do júri não podem concorrer a este Prémio.
4º Das decisões do júri não haverá recurso.
5º A selecção da obra premiada será feita em reunião plenária do Júri, cuja deliberação escrita deverá ser fundamentada.
Artigo 8
(Edição da obra)
O IMVF promoverá a primeira edição de 500 exemplares da obra premiada em editora portuguesa.

Artigo 9
(Entrega do prémio)
A divulgação da obra premiada será feita durante o mês de Fevereiro de 2012através dos órgãos de comunicação social. A entrega do prémio ao autor galardoado será efectuada em cerimónia pública, em data a fixar.

Artigo 10
(Disposições finais)
1º A candidatura ao Prémio de Literatura Africana do IMVF implica a aceitação do presente regulamento.
2º Os originais enviados para candidatura ficarão à disposição para levantamento pelos respectivos autores após a atribuição do prémio.

texto Fonte: Instituto Marquês de Valle Flor

7º Concurso Literário Acrísio de Camargo

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** PRORROGADO ATÉ 04/11
Regulamento

O presente concurso é resultado da parceria entre o Jornal “Tribuna de Indaiá” e a Secretaria de Cultura do Município de Indaiatuba – SP.

1.Objetivo: Divulgar o nome do autor da letra do “Hino de Indaiatuba” e incentivar a produção literária no Estado de São Paulo.

2.Das Inscrições:

a.Podem inscrever-se as pessoas residentes no Estado de São Paulo de qualquer idade;

b.As inscrições deverão ser feitas na sede da Secretaria de Cultura de Indaiatuba, Praça Dom Pedro II, s/nº, Centro, CEP: 13.330-080, das 8h às 17h entre os dias 03 de outubro a 04 de novembro de 2011, munidos da Ficha de Inscrição, disponível no site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba: www.indaiatuba.sp.gov.br e anexando a documentação necessária;

c.As inscrições feitas através dos Correios deverão ser enviadas à Secretaria Municipal de Cultura no endereço do item 2-b deste regulamento e postadas até o dia 28 de outubro de 2011;

d.Cada concorrente poderá se inscrever em uma, duas ou nas três modalidades: Poesia, Conto e Crônica, com apenas um texto em cada modalidade e que ainda não tenha sido publicado sob qualquer forma;
e.O texto deverá ser digitado em 4 (quatro) vias em folha tamanho A4 (210 x 297 cm), fonte Time News Roman e corpo 12(doze);

f.Deverá constar, no interior do envelope que contém o(s) trabalho(s), um outro envelope menor, contendo a “Ficha de Inscrição” e xérox dos documentos necessários. Na parte externa desse pequeno envelope, deverão constar apenas o pseudônimo do autor e o(s) título(s) do(s) trabalho(s);
g.Os textos apresentados NÃO SERÃO DEVOLVIDOS sob qualquer hipótese, passando a fazer parte do acervo histórico da Secretaria Municipal de Cultura;

h.Com a inscrição, os concorrentes automaticamente concordam com o presente regulamento e autorizam a publicação através do jornal “Tribuna de Indaiá”;

i.Aos menores de 18 anos, será exigida autorização do pai ou responsável, disponível no site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba: www.indaiatuba.sp.gov.br para preenchimento;

j.Os inscritos se responsabilizam pela originalidade da obra.

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Da Comissão Julgadora:

k.Os trabalhos serão julgados por escritores do Estado de São Paulo e da decisão dos mesmos não caberá recurso;

l.A Secretaria de Cultura entregará aos jurados os textos inscritos sem a identificação dos autores;
m.Em cada modalidade, serão escolhidos 3 (três) trabalhos (primeiro ao terceiro lugares);
n.Além das escolhas mencionadas, poderão ser indicadas outras 3(três) “Menções Honrosas” em cada modalidade;

o.O resultado será anunciado no dia 07 de dezembro em solenidade especial na Câmara Municipal de Indaiatuba.

3.Da Premiação em cada modalidade:
Primeiro lugar: R$ 2.000,00
Segundo lugar: R$ 1.500,00
Terceiro lugar: R$ 600,00

a.As obras classificadas em primeiro lugar serão publicadas no jornal “Tribuna de Indaiá”;

b.Todos os inscritos receberão um “Certificado de Participação”.

4.Documentação necessária:
a.Xérox do R.G.;
b.Xérox do CPF (do autor ou seu representante legal);
c.4(quatro) cópias do trabalho.
Realização: Prefeitura Municipal de Indaiatuba e Secretaria de Cultura.

Ficha de inscrição

Fonte: P. Municipal de Indaiatuba

Concurso literário nacional Prêmio Buriti Cronicontos 2011

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EDITAL E FICHA DE INSCRIÇÃO

2º CONCURSO LITERÁRIO NACIONAL PRÊMIO BURITI CRONICONTOS 2011
EM HOMENAGEM AO ESCRITOR DR. JOBAL DO AMARAL VELOSA

Objetivo: estimular a criação literária em língua portuguesa e ajudar novos autores a publicar suas obras.

Abrangência: nacional

Categoria:
Adulto:maiores de 18 anos

Modalidades: conto, crônica e poesia

Inscrições: de 1º de Maio a 1° de Agosto de 2011** (prorrogado até 15 de Setembro).
Permitido enviar apenas uma obra inédita por modalidade. As obras deverão ter no máximo 30 linhas para poesia e 60 linhas para prosa.

Taxa de inscrição: (para despesas de correio) 10,00 reais por obra.Enviar cópia do recibo ou cheque nominal junto com o material da inscrição.

Pagamento da inscrição : conta para depósito – Banco do Brasil –agência 4562-4,conta poupança variação1, número 9345-9, ou cheque nominal a Rita Bernadete Sampaio Velosa.

Envio do material para inscrição:

Pelo correio: enviar para 2° CONCURSO LITERÁRIO NACIONAL PRÊMIO BURITI CRONICONTOS 2011–Caixa Postal 14- CENTRO -CEP 14820-000 –Américo Brasiliense/SP.
1-uma via impressa em papel A4,apenas com título, modalidade e pseudônimo,de cada texto, digitado em times new Roman 12
2-CD contendo a ficha de inscrição e as obras salvas em word.doc, mais cópia do recibo de pagamento ou cheque nominal a Rita Bernadete Sampaio Velosa

Pela internet:enviar para o E-mail: ritavelosa@bol.com.br

Enviar, em anexo, ficha de inscrição, obras apenas com título , modalidade e pseudônimo, mais o recibo de pagamento da inscrição.

Premiação: Troféu Buriti e publicação gratuita para o primeiro lugar de cada modalidade. Medalhas para os segundos e terceiros lugares de modalidade. Diplomas para 7 mencões honrosas de cada modalidade

Haverá posteriormente antologia publicada por adesão. Custo:100,00 por página com direito a três exemplares. Exemplares extras: 30,00 cada. Exemplares restantes serão enviados para bibliotecas de escolas de Ensino Básico e Universidades.

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Resultado Final: Em 30 de Outubro e será divulgado pela internet no blogue oficial do concurso e em blogues e sites diversos. Também será enviado e-mail para os participantes premiados.

Organizadora: Rita Bernadete Sampaio Velosa – Jornalista,escritora e ativista cultural. Delegada da UBT, Consulesa de Poetas Del Mundo,Delegada do Clube de Escritores de Piracicaba/SP e Correspondente das Academias de Letras de Cachoeiro do Itapemirim/ES, de Itajubá e Varginha/MG.Sócia do Movimento VIRARTE/RS e Delegada Cultural da ALPAS XXI/RS. Telefone para contato: (16) 97910024

FICHA DE INSCRIÇÃO

NOME DO AUTOR:________________________________________________
IDADE:______________________________________________
ENDEREÇO:
RUA________________________________________N°______
BAIRRO:____________________________________________
CIDADE:____________________________________________
CEP:________________________________________________
ESTADO:____________________________________________
TELEFONE:__________________________________________
E-MAIL PARA CONTATO:______________________________
MODALIDADE:
( )POESIA_________TÍTULO:_____________________________________
( ) CONTO_________TÍTULO:_____________________________________
( ) CRÔNICA_______TÍTULO:_____________________________________
PSEUDÔNIMO:_________________________________
CITAR COMO TOMOU CONHECIMENTO DO CONCURSO:
( )CORREIO
( )E-MAIL
( )JORNAL DCL-SANTOS
( )BLOG
( )SITE_________________________CITAR O SITE
( )OUTRO__________________________CITAR

Fonte: Blog Oficial

22º Concurso de Contos Paulo Leminski

Inscrição: de 31 de julho a 11 de novembro de 2011.
Reunião Final da Comissão Julgadora: 01 e 02 de março de 2012.
Premiação: 17 de março de 2012.
Informações:
Unioeste – Campus de Toledo – PR – (45) 3379-7091
Biblioteca Pública Municipal – 045 3252-6225 3055-8790
E-mail: concursopauloleminski@toledo.pr.gov.br
biblioteca@toledo.pr.gov.br

1 . O Concurso destina-se a todas as pessoas interessadas; e cada concorrente poderá participar com apenas um trabalho que ainda não tenha sido premiado em outro concurso ou já publicado em livros, coletâneas ou revistas. O tema é livre e a inscrição gratuita.

2. Consideram-se inscritas as obras entregues sob protocolo ou enviadas pelos correios (com registro A.R.), endereçadas à Unioeste/Campus de Toledo ou à Biblioteca Pública Municipal de Toledo, Paraná, nos seguintes endereços:

Unioeste – C ampus de Toledo – Fone: (045) 3379-7000; r. 3379-7091
Rua da Faculdade, 645 CEP: 85903-000
Caixa Postal 320 – Toledo – PR
Biblioteca Pública Municipal de Toledo
Av. Tiradentes, 1165 n CEP: 85900-230 – Toledo – PR

O conto deverá ser apresentado em 02 (duas) vias, escrito em língua portuguesa ou espanhola, digitado em espaço 1,5 (um e meio), com fonte Arial, tamanho 12 (doze), de um só lado do papel, e obedecer a um limite máximo de 20 páginas.

Deverá constar, no interior do envelope que contém o trabalho, outro envelope menor (fechado), contendo em seu interior uma folha na qual constem: título do conto, pseudônimo e nome completo do autor; seu endereço, telefone, RG, e-mail e grau de instrução. No entanto, na parte externa desse pequeno envelope, deverão constar apenas o pseudônimo do autor e o título do conto a ser inscrito no concurso.

A Comissão Julgadora será composta por cinco ou sete membros de reconhecido nível intelectual e acadêmico, sendo sua decisão soberana e irrecorrível; o número de integrantes dessa comissão depende do número de inscritos no evento.

Premiação:
Primeiro prêmio: R$ 1.800,00 – (Hum mil e oitocentos reais)
Segundo prêmio: R$ 1.350,00 – (Hum mil e trezentos e cinqüenta reais)
Terceiro prêmio: R$ 1000,00 – (Hum mil reais)
Quarto prêmio: (Melhor Conto Toledano): R$ 850,00 – (Oitocentos e cinqüenta reais)

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NOTA: A eventual premiação de trabalho que já tenha sido premiado em outro concurso implicará na obrigatoriedade de devolução do prêmio pelo respectivo candidato. E contos com indícios de plágio serão automaticamente retirados do concurso.

A relação dos contos classificados para premiação e os indicados com menções honrosas será publicada nos órgãos de imprensa da região e nos portais web das instituições promotoras do concurso. Posteriormente, a cada período de cinco anos, os contos serão publicados sob forma de coletânea, reunindo os contos premiados e os que tenham recebido menções honrosas. Por ocasião de seu lançamento, os respectivos autores receberão um determinado número de volumes em seu domicílio, no endereço por eles fornecido. Na última coletânea, 4ª, foram publicados trabalhos do 16º ao 19º evento.

Os contos premiados consideram-se propriedade da Unioeste e Prefeitura Municipal de Toledo – Biblioteca Pública Municipal, entidades realizadoras do Concurso de Contos Paulo Leminski, para finalidade de publicação da Coletânea de Contos; e aqueles que tenham recebido menções honrosas serão incluídos nessa coletânea mediante cessão de direitos por seus respectivos autores, por meio de documento legal, no caso de que se viabilize uma edição com a finalidade de venda para subsídio e auto sustentação do próprio concurso.

O produto da potencial venda das coletâneas será depositado na conta da Fundação Universitária – Unioeste, mediante acordo com essa entidade; ou na conta da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal de Toledo PR – CNPJ 08.774.965/0001-43 – cujo fundo se destinará exclusivamente para cobertura dos custos de divulgação, comissão julgadora e premiação das subseqüentes edições do Concurso de Contos Paulo Leminski.

O resultado do concurso será divulgado na imprensa e na Internet, nos seguintes portais das instituições promotoras do evento: http://www.unioeste.br/leminski e http://www.toledo.pr.gov.br
Para a devolução dos contos, as despesas de postagem serão de responsabilidade do solicitante, devendo para tanto enviar envelope já selado, constando nele os dados do destinatário. O conto estará à disposição de seu autor após a divulgação do resultado do concurso por um período de 30 (trinta) dias; e após este prazo, eles serão incinerados.

O encaminhamento dos trabalhos na forma prevista neste regulamento implica na concordância com as disposições nele consignada

Fonte: Organizador

Prêmio Jacy Donato de Poesia

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2º CONCURSO DE LITERATURA: POESIA
– PRÊMIO “JACY DONADIO” –

A Casa de Cultura de Santo Amaro – Manoel Cardoso de Mendonça – projeto “Mercado das Letras”,
convida crianças, jovens e adultos para participarem do 2º Concurso de Literatura: gênero poesia.

REGULAMENTO

1. Tema: Os trabalhos inscritos no concurso terão temática livre e escritos em língua portuguesa.

2. Categoria: livre.

3. Apresentação:
• Os participantes deverão morar na cidade de São Paulo ou Grande São Paulo
• Cada autor poderá inscrever apenas 01 [uma] poesia em única página
• A poesia deverá ser inédita, ou seja, nunca antes publicada
• Deverá ser datilografada ou digitada em fonte Arial ou Times New Romam, tamanho 12 [doze], em
papel A4 [210×297], em única folha, de um só lado, em espaço duplo, contendo: título e pseudônimo
• Deverão ser entregues em 03 [três] vias, que ficarão arquivadas e disponíveis para retirada entre os dias 10 [dez] de janeiro e 28 [vinte e oito] de fevereiro de 2012, sendo descartadas após esta data

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4. Entrega do material: O candidato deverá entregar a poesia em 03 [três] vias, em 01 [um] envelope saco para ofício, pessoalmente ou pelo correio no seguinte endereço:

2º CONCURSO DE LITERATURA “JACY DONADIO”
Casa de Cultura de Santo Amaro – Manoel Cardoso de Mendonça
Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 – Santo Amaro
São Paulo – SP – CEP: 04751-070

No interior do envelope deverá conter: as 03 [três] da poesia; 01 [um] envelope pequeno e fechado com os seguintes dados do participante: nome, pseudônimo, endereço completo com CEP, número do RG, e-mail, telefone, idade e indicar como ficou sabendo do concurso. Se menor de 18 anos: acrescentar o nome e RG do responsável.

5. Prazo de inscrição: serão aceitas inscrições entregues na Casa de Cultura de Santo Amaro no período de 01 [um] de outubro a 11 [onze] de novembro de 2011. Para inscrições enviadas pelo correio valerá a data da postagem realizada até 07 [sete] de novembro de 2011.

6. Premiação:
• O resultado será fixado na Casa de Cultura no dia 29 [vinte e nove] de novembro de 2011
• A premiação será realizada na terça-feira, dia 06 [seis] de dezembro de 2011, às 19h30
• Os 03 [três] primeiros colocados receberão troféu
• O 4º [quarto] até o 10º [décimo] colocado receberão medalhas
• Os 10 [dez] finalistas receberão “Certificado de Participação”, ficando sua obra exposta no período de 06 [seis] de dezembro de 2011 a 07 [sete] de fevereiro de 2012
• Todos os participantes receberão “Menção Honrosa”
• Os finalistas deverão retirar seus prêmios na Casa de Cultura de Santo Amaro.

7. Comissão Julgadora: Os organizadores do Concurso de Literatura indicarão a Comissão Julgadora, constituída por personalidades de renome na área, sendo os nomes mantidos em sigilo até a entrega da premiação. As decisões da Comissão Julgadora serão soberanas e não serão passíveis de recursos ou impugnações em qualquer fase do processo de premiação. Os casos excepcionais e não previstos serão resolvidos pelos organizadores.

8. Informações: [11] 5522-8897 com Denise ou [11] 9231-4276 Mavot Sirc mavotsirc@ig.com.br – www.facebook.com/group/chapoetico/ – http://santoamaro.prefeitura.sp.gov.br

Fonte: Organizador

Prêmio Augusto dos Anjos 2011

– DO EVENTO E SEUS OBJETIVOS:

Art. 1º O XVII FESERP Festival Sertanejo de Poesia, é uma realização da Acauã Produções Culturais e será realizado na cidade de Aparecida PB, no período de setembro a dezembro de 2011.

Art. 2º Poderão inscrever-se no XVII FESERP todos os poetas, de todas as regiões de qualquer país, independentes de estilo, gênero ou nacionalidade, que concorrerão em absoluta igualdade.

Art. 3º As obras devem ser exclusivas no idioma português, sendo inéditas e originais.

Art. 4º O XVII FESERP tem como objetivos:

a) A promoção dos poetas, favorecendo o intercâmbio de idéias na busca de espaços para divulgação dos mesmos;

b) Fomentar a discussão entre artistas e população, criando espaços para manifestações entre educadores e educandos, para um maior crescimento cultural;

c) Descobrir novos talentos da poesia nacional;

d) Homenagear o mais expressivo poeta paraibano Augusto dos Anjos concedendo aos vencedores um troféu que traz seu nome.

II – DAS INSCRIÇÕES:

Art. 5º As inscrições deverão ser feitas no Ponto de Cultura Casa da Cultura Antonio Nóbrega, Rua Cecílio Abrantes, s/n, CEP 58823-000, Fones: 0xx-83. 8119.8145 – Aparecida /PB. E-mail: feserp@ig.com.br. Maiores informações no site: www.acauaproducoes.com.br e no blog: www.apcfeserp.zip.net.

§ 1º – Serão aceitas inscrições pessoalmente, via correio e via e-mail.

§ 2º – O período de inscrição será de 01 de setembro a 12 de novembro de 2011.

Art. 6º A formalização das inscrições se processará mediante a entrega das poesias digitadas em espaço simples (Word), em quatro vias acompanhadas da identificação do autor (Nome, endereço completo e um breve currículo).

§ 1º Nas cópias da poesia não deverão constar os nomes dos autores, apenas o nome da obra, a identificação deverá ser feita em folha, à parte e anexada a obra.

§ 2º Cada poeta poderá inscrever apenas uma poesia e a mesma não poderá conter mais que duas laudas.

Art. 7º Os promotores do evento não se obrigam a devolver o material utilizado para as inscrições, ficando os mesmos na guarda da Comissão Permanente do FESERP para posterior reprodução em livro.

Art. 8º O ato da inscrição implica automaticamente na aceitação integral por parte dos concorrentes dos termos deste regulamento.

Art. 9º As poesias que chegarem após o encerramento das inscrições ficarão automaticamente inscritas para a próxima edição.

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III – DO JULGAMENTO:

Art. 10 O Julgamento das obras será feita por uma comissão formada por três jurados de reconhecida experiência comprovada na cultura nacional, que atribuirão notas de 0 a 10 ao material inscrito, no prazo de 15 dias após o término das inscrições, sendo sua decisão soberana, não cabendo qualquer manifestação contrária.

PARÁGRAFO ÚNICO – Em caso de empates entre os três primeiros colocados o desempate se dará pela nota do 1º jurado, persistindo o empate os jurados serão contactados para atribuírem novas notas aos referidos trabalhos.

IV – DA PRÊMIAÇÃO:

Art. 11 A premiação do XVII FESERP acontecerá no mês de dezembro de 2011, em data e local a ser divulgada posteriormente, dentro de uma intensa programação cultural.

Art. 12 Os três primeiros colocados no XVII FESERP, receberão o troféu AUGUSTO DOS ANJOS, confeccionado pelo artista plástico Berg Almeida, um livro ANTOLOGIA POÉTICA DO FESERP volume V e Certificado de participação.

Art. 13 As poesias melhores colocadas farão parte do livro ANTOLOGIA POÉTICA do FESERP volume VI, que será lançado posteriormente pela APC.

Art. 14 Todos os participantes receberão certificado de participação independente da Classificação.

Art. 15 Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela Comissão Permanente do FESERP – COPERF.

Aparecida – PB, agosto de 2011

Laercio Ferreira de Oliveira Filho

Coordenador da COPERF

Fonte: Organizador

29° Concurso Literário Yoshio Takemoto

** PRORROGADO EM VIRTUDE DA GREVE DOS CORREIOS!

29° Concurso Literário Yoshio Takemoto

A Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil está recebendo trabalhos para concorrerem nas dez modalidades literárias do 29o Concurso Literário Yoshio Takemoto, sendo três em português: haicai, poesia e conto, mais sete modalidades em japonês: shôsetsu (conto), zui-hitsu (ensaio), tanka (poesia lírica), haiku (haicai), shi (poesia livre), senryû (poesia satírica) e hon-yaku (tradução do português para o japonês).

Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil

Perguntas e Respostas sobre o Concurso

Os trabalhos premiados serão publicados na revista Brasil Nikkei Bungaku número 40 (março de 2012).

REGULAMENTO

1. Para haicai, deve ser enviado um conjunto de exatos dez haicais, inéditos, de tema livre e forma tradicional, por concorrente.

2. Para poesia, serão aceitos até dois poemas inéditos por concorrente, de tema e forma livres, com até 20 linhas cada um.

3. Para conto, serão aceitos até dois trabalhos inéditos por concorrente, com tema livre e até dez mil toques cada um.

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4. Para as modalidades em japonês, as regras estão inseridas na seção em japonês da revista.

5. Todos os trabalhos deverão ser encaminhados por via postal para o 29o Concurso Literário Yoshio Takemoto, Rua Vergueiro, 819, sala 2, São Paulo, SP, 01504-001.

6. O prazo de envio dos trabalhos é 15/09/2011, valendo a data de carimbo dos correios.

7. Os trabalhos devem ser enviados em três cópias. Nome do autor, endereço postal e telefone devem constar do rodapé da primeira cópia.

8. Para cada modalidade, dois trabalhos serão selecionados para receber Menção Honrosa.

9. Adicionalmente, um trabalho de cada modalidade poderá ser selecionado para receber o Prêmio Especial.

10. Prêmios:

a. Prêmio Especial para shôsetsu (conto em japonês): R$ 700,00.
b. Prêmio Especial para as demais modalidades: R$ 500,00.
c. Prêmio para Menção Honrosa: R$ 150,00.

11. Todos os premiados receberão diplomas.

12. Os selecionados para o Prêmio Especial receberão uma anuidade gratuita da Revista Brasil Nikkei Bungaku. Convidamos os ganhadores a se associarem a partir do segundo ano.

13. Os resultados serão divulgados até 30 de novembro de 2011.

14. Os prêmios serão entregues em cerimônia a ser realizada em março de 2012, na cidade de São Paulo, em data, hora e local a serem divulgados.

15. Os prêmios serão entregues aos premiados ou aos seus representantes.

16. Na ausência do premiado ou de seu representante, o prêmio será encaminhado ao seu endereço postal, posteriormente à cerimônia, via SEDEX a cobrar.

Fonte: revista brasileira de Haicai

Concursos literários Othoniel Menezes (poesia) e Câmara Cascuda (Prosa)

CAPÍTULO I – DA FINALIDADE
Art. 1º – Os Concursos Literários “Othoniel Menezes” e “Câmara Cascudo”, que premiarão
trabalhos em poesia e prosa, respectivamente, têm como objetivo estimular a produção
literária e o desenvolvimento de novos escritores potiguares e são uma realização da
Prefeitura Municipal do Natal, da Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE), através
do Departamento de Artes Integradas e coordenados pelo Núcleo de Literatura com o apoio
da Biblioteca Pública Municipal Esmeraldo Siqueira.

CAPÍTULO II – DOS REQUISITOS
Art. 2º – Poderão concorrer escritores potiguares ou radicados em Natal há pelo menos dois
anos, que se dediquem a atividades literárias nesta Cidade.

Parágrafo 1º – Ficam impedidos de concorrer aqueles que, nos dois últimos concursos tenham sido premiados.

Parágrafo 2º – Não será permitida a inscrição dos servidores da Fundação Cultural Capitania
das Artes (FUNCARTE), bem como dos seus parentes de até terceiro grau.
Parágrafo 3º – Cada participante só poderá concorrer com apenas um trabalho, sendo
permitida a inscrição nas duas categorias

Art. 3º – Os trabalhos concorrentes deverão ser inéditos, e, para a sua inscrição, deve-se
obedecer às seguintes formalidades:

I – Apresentação em 04 (quatro) vias, sendo 03 (três) em formato digital e 01 (uma) impressa
em papel A4 e encadernada;

II – Utilização de somente o verso da folha, constando na capa apenas o título da obra e pseudônimo do autor;

III – Mínimo de 50 (cinqüenta) páginas para prosa e, 50 (cinqüenta) poemas ou 40 (quarenta) páginas, para poesia.

Art. 4º – As vias dos trabalhos deverão ser acompanhadas de envelope de identificação,
devidamente lacrado, contendo ficha de identificação do respectivo autor, com nome,
pseudônimo, endereço, número do RG, e-mail e telefone para contato.
Parágrafo 1° – Na parte externa do envelope de identificação, deverá constar apenas o
pseudônimo do autor, nome da obra e respectivo concurso.
Parágrafo 2° – No ato da inscrição, o candidato assinará declaração afirmando ter
conhecimento das cláusulas do presente regulamento, ficando sujeito a desclassificação em
caso de infringir qualquer uma das condições estabelecidas.

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Art. 5º – As obras participantes dos Concursos “Othoniel Menezes” e “Câmara Cascudo”
deverão ser eminentemente literárias, ficando automaticamente eliminados pela Comissão
Julgadora trabalhos de natureza estritamente acadêmica ou de cunho científico como
monografias, dissertação, teses, comunicações e assemelhados.

CAPÍTULO III – DAS INSCRIÇÕES
Art. 6º – As inscrições estarão abertas durante quarenta e cinco dias, a partir do dia 11
de outubro, estendendo-se até o dia 16 novembro de 2011, na Biblioteca Pública Municipal
Esmeraldo Siqueira, localizada na Fundação Cultural Capitania das Artes, na Avenida Câmara
Cascudo, 434 – Cidade Alta, no horário das 8h30 às 17h, podendo-se obter outras informações
através do e-mail: bibliotecapublica.natal@yahoo.com.br e telefone 3232-4944.

CAPÍTULO IV – DA COMISSÃO JULGADORA

Art. 7º – A Comissão Julgadora será composta por 06 (seis) membros, sendo 03 (três) para o
Concurso Othoniel Menezes e 03 (três) para o Concurso Câmara Cascudo.

Parágrafo Único A escolha da Comissão será feita pela FUNCARTE, dentre nomes de
reconhecido saber e valor literário, ficando seus membros impedidos de se inscrever nos
Concursos, bem como os seus parentes de até terceiro grau.

Art. 8º – A Comissão Julgadora estabelecerá critérios básicos para o exame, julgamento e
classificação dos trabalhos, fixando normas para as atividades em sua primeira reunião,
levando-se em conta as qualidades fundamentais do estilo: clareza, correção, precisão
harmonia e originalidade.

Art. 9º – Fica atribuída à Biblioteca Esmeraldo Siqueira a função de secretariar a Comissão
Julgadora destes concursos.

Art. 10- As decisões de cada Comissão Julgadora são soberanas e irrecorríveis obrigando-se
os candidatos a acatá-las desde o ato de sua inscrição

CAPÍTULO V – DO PRÊMIO

Art. 11- O prêmio “Câmara Cascudo” terá o valor total de R$9.000 (nove mil reais) a ser
distribuído da seguinte forma:
I- Ao primeiro colocado, será atribuída a premiação no valor de R$5.000 (cinco mil reais);
II- Ao segundo colocado, no valor de R$2.500 (dois mil e quinhentos reais);
III- Ao terceiro, no valor de R$1.500 (hum mil e quinhentos reais)

Art.12 – O prêmio “Othoniel Menezes” terá o valor total de R$9.000 (nove mil reais) a ser
distribuído da seguinte forma:
I- Ao primeiro colocado, será atribuída a premiação no valor de R$5.000 (cinco mil reais);
II- Ao segundo colocado, no valor de R$2.500 (dois mil e quinhentos reais);
III- Ao terceiro, no valor de R$1.500 (hum mil e quinhentos reais).

Art. 13 – Será conferido um pró-labore no valor de R$500,00 (quinhentos reais) a cada um
dos 06 (seis) membros da comissão julgadora, totalizando R$3.000,00 (três mil reais).

Art. 14 – O prêmio será entregue em ato solene, até o final do mês de dezembro de 2011, em
data e local a serem definidos.

Art. 15 – As despesas decorrentes da realização destes concursos serão custeados
pela Prefeitura Municipal do Natal, através da FUNCARTE pelo projeto Cultura na Cidade
13.392.024.1-068, previsto no orçamento 2011.

CAPÍTULO VI – DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 16 – Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Concurso até o dia do
encerramento das inscrições e, posteriormente, pela Comissão Julgadora.

Natal, 07 de outubro de 2011.
Micarla de Sousa – Prefeita do Município de Natal
Roberto Lima de Souza – Presidente da FUNCARTE

Fonte: Organizador

Prêmio Moacyr Scliar de Literatura

Regulamento:
A Secretaria de Estado da Cultura – SEDAC, por intermédio do Instituto Estadual do Livro – IEL, e a Associação Lígia Averbuck tornam pública a abertura de inscrições, entre os dias 16 de agosto e 17 de outubro de 2011, para participação no Prêmio Moacyr Scliar de Literatura – Categoria Poesia, para livros em primeira edição de autores brasileiros, publicados entre 1º de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2010, no Brasil, escritos em português. O autor do livro selecionado será contemplado com prêmio no valor bruto de R$150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais) e a editora com prêmio no valor bruto de R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Este procedimento será regido pelo presente Edital que, juntamente com seus anexos, encontra-se integralmente disponível nos sítios www.cultura.rs.gov.br e www.iel.rs.gov.br .

1 Do Prêmio
1.1 Constitui objeto deste Edital premiar um autor e sua editora, em reconhecimento à qualidade estética de seu livro, publicado entre 1º de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2010, no Brasil, na categoria poesia, com o Prêmio Moacyr Scliar de Literatura – Categoria Poesia – 2011.

Descrição da categoria:
Poesia: a categoria poesia e o número do ISBN devem estar impressos na ficha catalográfica.

1.2 O Prêmio avaliará livros em primeira edição, publicados entre 1º janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2010, que estejam em dia com a Lei do Depósito Legal (Lei nº 10.994, de 14 de dezembro de 2004) e que possuam número de ISBN (International Standard Book Number) impresso.
1.2.1 O cumprimento da Lei do Depósito Legal é pré-requisito para a inscrição neste Prêmio.
1.2.2 Serão aceitos livros cujo Depósito Legal já tenha sido efetuado ou que seja efetuado até o último dia de inscrição (Anexo I).
1.2.3 O IEL fará a conferência do depósito legal junto aos registros da Biblioteca Nacional.
1.3 O autor selecionado será contemplado com prêmio em espécie, no valor bruto de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), incidindo sobre este valor os descontos legais.
1.4 A editora da obra premiada será contemplada com R$ 30.000,00 (trinta mil reais), valor pago a título de compra dos direitos para que a Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas ─ CORAG, imprima 5.000 (cinco mil) exemplares de uma nova edição, com os logotipos da editora, do Prêmio, dos patrocinadores, apoiadores e realizadores, a ser distribuída na rede pública estadual de bibliotecas e Pontos de Cultura do Rio Grande do Sul. No caso de edição do autor, pessoa física, incidirão também os descontos legais.
1.5 O pagamento da premiação está condicionado à regularidade dos premiados junto à Receita Federal, à Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul e à Fazenda Municipal do município de domicílio dos premiados, que deverá ser comprovado mediante apresentação das respectivas Certidões Negativas de Débitos. No caso de pessoa jurídica, deverá ainda apresentar prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

2 Das Inscrições
2.1 Os trabalhos inscritos deverão ser de autores brasileiros, nascidos ou naturalizados.
2.2 Somente serão habilitados livros redigidos originalmente em língua portuguesa cuja 1ª edição tenha sido publicada no Brasil no período referido no subitem 1.1.
2.3 Os livros poderão ser inscritos pelo autor ou pela editora. Exige-se uma declaração de que tanto o autor quanto a editora estão de acordo com a inscrição e com as regras do regulamento.
2.4 Poderão concorrer apenas livros em primeira edição, publicados no Brasil entre 1º de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2010. Caso a data de publicação (mês e ano) não conste no livro, o autor deverá enviar um dos seguintes documentos comprobatórios:
a) cópia da nota fiscal da gráfica; ou
b) declaração da editora confirmando a data de publicação.
2.5 As inscrições iniciam-se no dia 16 de agosto de 2011 e se encerram no dia 17 de outubro de 2011. Serão aceitas inscrições postadas até o dia 17 de outubro – valendo como comprovante de envio a data de postagem que consta no carimbo da agência expedidora.
2.6 As inscrições são gratuitas.
2.7 As inscrições só poderão ser feitas por via postal, inclusive para os residentes em Porto Alegre/RS.
2.8 Os autores e as editoras devem seguir as seguintes orientações para a inscrição:
2.8.1 preencher por completo e assinar os formulários disponíveis nos endereços eletrônicos www.cultura.rs.gov.br e www.iel.rs.gov.br (Anexos II e III do presente Edital).
2.8.2 encaminhar 6 (seis) livros, para avaliação da Comissão Julgadora, acompanhados dos formulários acima identificados, para o endereço:

Prêmio Moacyr Scliar de Literatura – Categoria Poesia – 2011
Instituto Estadual do Livro
Rua André Puente, 318 – Independência
90035-150 – Porto Alegre – RS

2.9 Após o processo de seleção, os livros enviados poderão ser doados para bibliotecas públicas estaduais e Pontos de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
2.10 Cada autor poderá concorrer somente com um título.
2.11 Não será admitida inscrição, para concorrer ao Prêmio, de membros das Comissões Julgadoras e de seus parentes ou afins, até segundo grau, de membros do Conselho Estadual de Cultura do RS e de servidores da Secretaria de Estado da Cultura do RS.
2.12 Não serão admitidas inscrições de livros com mais de um autor.
2.13 Os livros que fizerem parte de uma coleção deverão ser inscritos individualmente.
2.14 O ônus da participação neste Prêmio, como despesas com correio, cópias e emissão de documentos, é de responsabilidade do autor ou da editora.
2.15 A inscrição neste Prêmio implica a aceitação pelo autor e pela editora do regulamento deste Edital.
2.16 Informações complementares sobre o Prêmio poderão ser obtidas pelo e-mail iel@sedac.rs.gov.br.

3 Da Comissão Julgadora
3.1 A Comissão Julgadora será constituída de 5 (cinco) membros, escolhidos dentre escritores, críticos literários, professores universitários, personalidades destacadas no meio literário e profissionais do mercado editorial do país.
3.2 A nomeação dos membros da Comissão Julgadora será efetuada pelo Secretário de Estado da Cultura, conforme indicação do Instituto Estadual do Livro.

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4 Do Julgamento
4.1 A Comissão Julgadora selecionará o livro a ser premiado de acordo com os seguintes critérios:
a) qualidade literária;
b) originalidade;
c) criatividade;
d) contribuição à cultura nacional.

5 Do Resultado
5.1 O resultado final, após homologação pelo Secretário de Estado da Cultura, será divulgado no Diário Oficial do Estado e nos endereços eletrônicos da SEDAC (www.cultura.rs.gov.br) e do IEL (www.iel.rs.gov.br), devendo ocorrer até 10 (dez) dias úteis após o término do julgamento.

6 Das Disposições Gerais
6.1 A falta do cumprimento de qualquer exigência deste regulamento acarretará a automática eliminação do livro concorrente.
6.2 Da decisão da Comissão Julgadora caberá recurso no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da data da publicação do resultado no Diário Oficial do Estado, que deverá ser encaminhado ao Secretário de Estado da Cultura para o endereço do IEL (Rua André Puente, n° 318, Bairro Independência, Porto Alegre/RS, CEP 90035-150).
6.3 O presente regulamento, incluindo o cronograma de atividades (Anexo IV), será publicado, na íntegra, nos endereços eletrônicos da Secretaria de Estado da Cultura e do Instituto Estadual do Livro.

6.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Secretaria de Estado da Cultura e pelo Instituto Estadual do Livro.

ANEXOS I, II e III

Fonte: Organizador

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