1º Prêmio Cuore de Literatura Infantil e Infantojuvenil

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º – O 1º Prêmio Cuore de Literatura Infantil e Infantojuvenil, doravante denominado Prêmio Cuore, criado pela Editora Cuore, amparado pelo artigo 30 do Decreto nº 70.951 de 9 de agosto de 1972, será realizado bienalmente e tem a sua primeira versão em 2012, com a instituição do Prêmio Meu Primeiro Livro Publicado, concedido ao melhor livro inédito infantil ou infantojuvenil, escrito em língua portuguesa, no Brasil.

No processo de seleção para a escolha das melhores obras, os livros recebidos pela Editora Cuore são lidos e avaliados, em diferentes etapas, por especialistas de diversas regiões do Brasil.

Curta e mantenha-se atualizado!

Art. 2º – O Prêmio Cuore tem como objetivos:
(i) editar e publicar os melhores títulos para crianças e jovens;
(ii) estimular o trabalho de escritores e/ou ilustradores que se dedicam à literatura infantil e juvenil, assim como aos livros informativos para o segmento infantil e juvenil;
(iii) incrementar e promover a produção de livros de qualidade para crianças e jovens no Brasil;
(IV) promover a leitura literária junto à população em geral e, em particular, para educadores, considerando-a como base para a formação cultural de crianças e jovens;
(V) subsidiar a ação de pesquisadores, escritores, pais, autores e especialistas em literatura para crianças e jovens, divulgando e disponibilizando informação sobre leitura e literatura infantil e juvenil;
(VI) criar uma base referencial de qualidade, permanentemente atualizada, sobre literatura infantil e juvenil e leitura;

INSCRIÇÕES

Art. 3º – A participação no Prêmio Cuore está aberta a novos escritores brasileiros, com idade superior a 16 anos, que possuam um título inédito de caráter paradidático, nunca antes publicado por nenhum meio impresso ou eletrônico até a data da entrega dos prêmios e que não seja proveniente de séries, coletâneas ou coleções, escrito em língua portuguesa, no Brasil.

§ 1º – A inscrição é gratuita e será feita mediante o envio do material acompanhado da ficha de inscrição, no período de 16 de janeiro a 30 de março de 2012, para o e-mail premio@editoracuore.com.br ou para o endereço:
Editora Cuore
Rua Coronel Luís Americano, 281 – conjunto 3
Tatuapé – São Paulo/SP – CEP 03308-020

§ 2º – O trabalho deverá ser apresentado da seguinte forma:
Papel padrão A4;
Margens de 2 (dois) centímetros em todos os lados da página (superior, inferior, esquerdo e direito);
Fonte Times New Roman regular tamanho 12 (doze);
Recuo de 1,5 (um e meio) centímetro no início de cada parágrafo;
Espaçamento entre linhas e parágrafos de 1,5 (um ponto e meio);
Nome do autor, título da obra e número da página no cabeçalho de todas as páginas.

§ 3º – O número de páginas e o tema da obra ficam a critério do candidato, desde que se respeite o bom senso para a aplicação paradidática, seja para o público infantil ou infantojuvenil;

§ 4º – Embora não seja obrigatório, a Editora Cuore orienta os candidatos sobre a importância do envio de uma composição que simule o trabalho final do livro (chamado “boneco”), que pode ser impresso ou artesanal, contendo ilustrações quando necessário, para complementar a obra como um todo, pois, em alguns casos, somente o texto não transmite a mensagem desejada para crianças e jovens.

Siga @benfazeja
mantenha-se atualizado!

§ 5º – A ficha de inscrição deverá ser integralmente preenchida, com nome completo, data de nascimento, números de RG e CPF, endereço completo, telefone, e-mail e grau de escolaridade do candidato e título, número de páginas e o público-alvo do material enviado. A omissão ou o preenchimento incorreto de qualquer informação invalidará a participação do candidato;

§ 6º – A Editora Cuore não se responsabiliza por quaisquer custos de postagem, também não se responsabiliza por falhas ocorridas durante o envio do material.

§ 7º – A apresentação da inscrição implica a aceitação incondicional de todas as disposições do presente regulamento.

Art. 4º – As inscrições que não atenderem ao disposto Regulamento serão automaticamente desclassificadas.
Parágrafo único – As dúvidas sobre a inscrição poderão ser dirimidas por e-mail premio@editoracuore.com.br ou pelo site www.editoracuore.com.br/premiocuore .

ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Art. 5º – Os 100 (cem) primeiros candidatos inscritos receberão um convite para o evento que anunciará os vencedores do Prêmio Cuore. Todos os candidatos que enviarem seu material receberão um certificado de participação no Prêmio Cuore.

Art. 6º – Na primeira fase da seleção das obras serão escolhidos os 10 (dez) melhores livros, denominados finalistas. Todos os finalistas receberão um convite para o evento do Prêmio Cuore, caso ainda não tenham recebido (conforme o Art. 5º).

Art. 7º – Na segunda fase da seleção das obras serão escolhidos os 3 (três) melhores livros que receberão o Prêmio Cuore, anunciados somente na ocasião do evento, conforme disposto no Art. 9º (da Premiação e Divulgação dos Resultados).

JULGAMENTO DAS OBRAS

Art. 8º – A comissão julgadora do Prêmio Cuore será composta por especialistas em Literatura Infantil e Juvenil selecionados pela Editora Cuore. O número de integrantes desta comissão poderá variar de acordo com o número de candidatos inscritos.

§ 1º – Quanto aos critérios de avaliação, a comissão julgadora se compromete a analisar e observar cada obra quanto à qualidade, baseando-se nas seguintes considerações: a originalidade do título e do texto, o uso artístico, competente e agradável da língua portuguesa, considerando o público-alvo da obra e a viabilidade da aplicação paradidática;

§ 2º – As decisões da comissão julgadora serão definitivas, não cabendo contra tais decisões quaisquer recursos, reclamações ou impugnações.

PREMIAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Art. 9º – A premiação ocorrerá durante um evento, a se realizar em 15 de junho de 2012, no município de São Paulo, com local a ser definido e comunicado com a devida antecedência. Serão contemplados três escritores:
Primeiro colocado: um contrato para a publicação do livro selecionado e uma tarde de autógrafos no estande da Editora Cuore na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com transporte e hospedagem pagos para o autor residente em outro município.
Segundo colocado: um contrato para a publicação do livro selecionado até dezembro de 2012.
Terceiro colocado: um contrato para a publicação do livro selecionado no primeiro semestre de 2013.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 10º – Os materiais encaminhados para a inscrição no Prêmio Cuore ficarão à disposição dos candidatos por um período de 30 dias após a data da premiação. As obras remanescentes após este prazo serão devidamente descartadas.

Art. 11º – As informações e os resultados do Prêmio Cuore serão divulgados através da internet, no site www.editoracuore.com.br/premiocuore .

Art. 12º – Os casos omissos serão resolvidos pela Editora Cuore.

*

Fonte: Editora Cuore

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios*

BACK